Na reta final para as eleições, Piracicaba testa urnas eletrônicas

A Justiça Eleitoral de Piracicaba está em fase de testes das urnas eletrônicas, procedimento que deve seguir até quarta-feira (2/10), reta final para as eleições municipais agendadas para o próximo domingo (6/10). Juiz da 93ª zona eleitoral, Luiz Augusto Barrichello Neto deu detalhes de como funcionam os testes.

Posso entrar com outra pessoa na cabine de votação?

Antes da simulação de uso das urnas eletrônicas, os equipamentos passaram por formatação e, depois, receberam os dados dos eleitores de cada seção. “Essas informações são criptografadas e permitem que cada eleitor vote em sua seção correta. A votação só será liberada de as informações estiverem corretas. As urnas também receberam os dados com os nomes de todos os candidatos”, descreveu.

Após esse procedimento, chamado de inseminação, na última quarta-feira começaram os testes. Ao menos uma vez por dia, representantes de diversos segmentos acompanharam os testes. “Candidatos ou seus representantes, imprensa, advogados, Ministério Público acompanharam a auditoria. Entre as urnas que já estão preparadas, é feita a escolha de um equipamento de forma aleatória e, nele, há a simulação de voto. Depois, os interessados podem conferir o boletim de urna e checar se os dados foram impressos de forma correta”, completou.

Nesse teste, são feitas todas as possibilidades possíveis de votação e, logo em seguida, os resultados são registrados numa ata. Até esta segunda-feira (30/9), nenhuma urna eletrônica apresentou problema.

A distribuição das urnas eletrônicas para os locais de votação ocorrerá na sexta-feira (4/10) e os eleitores de Piracicaba precisam ficar atentos porque, neste ano, houve mudança nos locais de votação (leia mais aqui).

Durante a votação, caso haja problema nas urnas principais, haverá urnas de contingência para migrar os dados e efetuar a substituição, previamente com autorização judicial.

A quantidade de urnas por zona eleitoral em Piracicaba é a seguinte:

93ª zona eleitoral:
315 urnas de votação
40 de contingência

270ª zona eleitoral:
458 urnas de votação
46 de contingência

244ª zona eleitoral:
270 urnas de votação
35 de contingência

Foto: Agência Brasil

Denis Martins é jornalista, escreve para o Diário de Justiça e integra a equipe do podcast “Entendi Direito”. Formado em jornalismo, atuou em jornal diário. Também prestou serviços de comunicação em assessoria, textos para revistas e produção de conteúdo para redes sociais.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.