A Justiça Federal de Limeira, no interior paulista, condenou uma mulher por tráfico internacional de drogas. Ela complementava sua renda fazendo remessas de cocaína para o exterior – R$ 200 cada envio.
A sentença, do último dia 23 de setembro, é da juíza Carla Cristina de Oliveira Meira, da 1ª Vara Federal. A condenação se deu com base em fatos que ocorreram em 16 de fevereiro de 2021.
A mulher fez a postagem de uma embalagem com 0,227 kg de cocaína, com destino a Villawood, na Austrália. Nas alegações finais, o Ministério Público pediu a condenação, bem como ressaltou que a mulher admitiu o delito.
Ela se envolveu em postagens de diversas outras cargas de cocaína destinadas ao exterior, num total de 16 entre os anos de 2015 e 2016 e outras 104 entre 2017 e 2021. A investigada chegou a apresentar outras pessoas aos estrangeiros qu desejavam receber mais remessas de drogas.
Centenas de remessas de cocaína
A investigação apontou que a ré foi responsável por mais de uma centena de remessas de drogas ao exterior. Os pacotes foram enviados por meio de agências de transporte por várias pessoas, algumas aliciadas por ela.
Assim, para encobrir sua identidade, ela usava RG em nome de outras pessoas. À Polícia Federal, a ré afirmou “que fazia as remessas para complementar sua renda, auferindo cerca de R$ 200 por cada envio, e que usou diversas identidades falsas para isso ao longo do tempo”.
Para a juíza, as provas nos autos são harmônicas entre si. “Também ficou comprovado o dolo, consistente na livre vontade de remeter drogas para o exterior”. No entanto, como contribuiu para a polícia compreender o funcionamento da associação criminosa, ela teve benefícios na fixação da pena, conforme a Lei de Drogas.
Dessa forma, a sentença estabeleceu 1 ano, 11 meses e 10 dias de reclusão, em regime inicial aberto. Então, a mulher poderá recorrer em liberdade.
Foto: Freepik
Rafael Sereno é jornalista, escreve para o Diário de Justiça e integra a equipe do podcast “Entendi Direito”. Formado em jornalismo e direito, atuou em jornal diário e prestou serviços de comunicação em assessoria, textos para revistas e produção de conteúdo para redes sociais.
Deixe uma resposta