MP oferece acordo para homem acusado de maus-tratos a égua em Limeira

O Ministério Público, por meio do promotor de Defesa do Meio Ambiente, Luiz Alberto Segalla Bevilacqua, denunciou A.C.M., de 68 anos, por maus-tratos a uma égua e o filhote dela. O crime está previsto no artigo 32 da Lei nº 9605/98. Por estarem presentes os requisitos necessários no caso do idoso, o MP ofereceu proposta condicional do processo caso ele se comprometa com algumas medidas.

Entre elas: proibição de ausentar-se da comarca por mais de 8 dias, sem autorização do juízo; comparecimento pessoal e obrigatório a juízo, bimestral, para informar e justificar suas atividades e o pagamento de prestação pecuniária no valor de R$ 600, que deverá ser revertido para Fundo Municipal de Saúde de Limeira. O valor deve ser prioritariamente utilizado para a aquisição de materiais e equipamentos médico-hospitalares necessários ao combate da pandemia da Covid–19.

O homem é proprietário de uma égua e um potro contra os quais praticou maus-tratos, conforme o MP, por não dispensar os cuidados necessários. Eles estavam infestados de parasitas (carrapatos), magros, com várias lesões pelo corpo, inclusive “assaduras” e em estado de sofrimento.

O caso foi identificado em maio do ano passado, quando a Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu denúncia de que os animais estavam em sofrimento em imóvel alugado na zona rural de Limeira. Com o apoio do setor de apreensão de animais e um veterinário do Zoológico, os animais foram medicados com soro, controle de carrapatos e alimentados com feno. A égua estava desidratada e não conseguia ficar em pé. O animal teve que ficar no local até que se restabelecesse para ser recolhido.

Se o homem aceitar a proposta e cumprir todas as medidas, o processo criminal contra ele fica suspenso por dois anos.

Foto: Wagner Morente/GCM Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.