MP cobra oferta de leitos para pacientes com Covid-19 em Ribeirão Preto

A Promotoria de Justiça da Saúde Pública de Ribeirão Preto cobrou da Secretaria Municipal de Saúde e da Diretoria Regional de Saúde a deflagração do Plano de Contingência visando à ativação de leitos destinados ao tratamento de pacientes com covid-19.

Em ofícios expedidos na quinta-feira (7/1) e endereçados ao secretário municipal de Saúde e à diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII), o promotor de Justiça Sebastião Sérgio da Silveira argumentou que houve uma rápida ocupação das vagas destinadas aos pacientes acometidos de Covid-19, sendo que os leitos de terapia intensiva já mostravam ocupação superior a 80%. No expediente, o membro do MPSP argumentou que, além dos riscos de colapso do sistema assistencial, os elevados índices de ocupação de leitos podem causar outros prejuízos ao município e à região, incluindo a regressão de fase no Plano São Paulo, com a paralisação de atividades econômicas.

Além de recomendar a ativação de leitos, o promotor requisitou informações sobre a programação e o limite de ativação dos leitos, com vistas à adoção de eventuais providências por parte do Ministério Público, caso o plano não atenda às expectativas da instituição.

Fonte: Ministério Público

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.