Monsenhor Gustavo Mantovani é o nome escolhido para batizar o viaduto da Barroca Funda em Limeira

Em eleição realizada no final da tarde desta segunda-feira (15/08) na Câmara Municipal de Limeira, o nome do Monsenhor Gustavo Mantovani foi escolhido para batizar o viaduto da Barroca Funda, inaugurado em 31 de março de 2021.

Nascido em Descalvado (SP), em 5 de setembro de 1927, era filho de Maria Dileta e José Mantovani. Foi ordenado padre em 1952, na Catedral Metropolitana de Campinas. Veio para Limeira em 1960, mesmo ano da criação da Paróquia São Benedito, onde permaneceu até o falecimento, em 18 de junho de 2019. Fundou o Colégio São Benedito, há mais de 50 anos, e a escola infantil Gasparzinho (1970). Auxiliou a construção do asilo Recanto dos Idosos Nossa Senhora do Rosário (1995). Em 2005, recebeu o título de “monsenhor”, outorgado pelo então bispo diocesano de Limeira, dom Augusto Zini Filho.

Com 26 votos, o nome do monsenhor superou os concorrentes Orlando Cavichia (8 votos) e Raphael Corrêa da Silva (5 votos). Foram 2 votos nulos registrados. Participaram da votação o prefeito Mario Botion, a vice-prefeita Erika Tank, vereadores, secretários municipais e presidentes das autarquias votam para escolher o nome vencedor entre os três finalistas. Foram 41 votos no total.

O viaduto liga o Centro de Limeira a bairros da região sul – como jardins Aeroporto, Lago e Lagoa Nova. Os nomes dos três finalistas foram definidos recentemente pela Comissão Julgadora do concurso.

Foram quase quatro meses de trabalho para a seleção dos nomes. O concurso recebeu 895 indicações, referentes a 83 nomes sugeridos como homenageados para o viaduto. Após a triagem inicial, apenas 543 indicações foram validadas (61%). As outras 352 proposições (39%) foram desclassificadas porque não atendiam aos requisitos.

A eliminação de boa parte das propostas deu-se pela repetição da mesma indicação pelo mesmo munícipe ou em razão de o indicado já ter nomeado algum próprio público, ter falecido há menos de 1 ano, ou ainda, tratar-se de pessoa viva. Após essa avaliação, houve consenso em torno de 37 nomes que estariam elegíveis pelos integrantes da Comissão. Iniciou-se um trabalho para classificar os candidatos de acordo com os critérios de repetição de sugestão, conceito e originalidade, que culminou com os três finalistas.

Com a definição do homenageado, a Prefeitura de Limeira enviará um projeto de lei à Câmara Municipal para formalizar, nos trâmites legais, a escolha do nome.

Foto: José Eduardo Monteiro

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.