Maioria dos pacientes graves na UTI da URC em Limeira tem menos de 60 anos

A maioria dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Unidade de Referência Coronavírus (URC) em Limeira tem até 60 anos. São 24 pessoas nesta faixa de idade que estão com sintomas graves da doença neste setor. Outros dois pacientes têm menos de 30 anos.

Outros 17 internados na UTI têm mais de 61 anos.

Na ala dos leitos clínicos da URC, são 25 internados com até 60 anos, e outros 20 têm idade superior. Nos leitos de suporte ventilatório, são três internados com até 60 anos e outros 4 acima desta idade.

Os dados são referentes ao cenário de 16h desta terça-feira (30) e, como as internações são dinâmicas, com altas e transferências a qualquer momento, pode ter havido variação até a publicação desta reportagem. No entanto, no geral, neste momento tem se mantido este perfil de internados: maioria com idade inferior a 60 anos.

O retrato das internações na URC revela a gravidade da doença em pessoas com menos idade, o que antes era diferente. No início da pandemia, e por muitos meses seguidos, as pessoas mais idosas e com comorbidades eram a maioria das vítimas. Elas continuam sendo do grupo de risco, mas a ideia de alguns mais jovens que, antes, desafiavam a sorte com o pensamento, por exemplo, de que se for contaminado adquire logo uma suposta imunidade, pode ser muito perigosa.

Ninguém pode prever como os sintomas podem se desenvolver em cada indivíduo. Tudo indica, conforme o secretário de Saúde Vitor Santos, que a mudança de comportamento da doença e a demanda de internações de jovens/adultos graves esteja relacionada à nova cepa. No entanto, ainda não há confirmação oficial, por meio de sequenciamento genético.

As autoridades de saúde insistem que a melhor forma de não arriscar a própria vida e a de outros é a prevenção com distanciamento social, uso de máscara e higienização frequente das mãos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.