Maio Amarelo: juntos salvamos vidas

por Marcos Cordasso

Estamos no mês de maio, o mês de uma campanha importante como todas as outras no decorrer dos meses de todos os anos. O “Maio Amarelo” é uma campanha nacional que tem a intenção de conscientizar os motoristas para que adotem condutas para um trânsito mais seguro e com menos mortes e lesões graves. O foco principal é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Essa campanha foi criada em 2011 e até o momento já teve o apoio de 27 países, 423 municípios e milhares de empresas privadas. Os organizadores estudam e analisam dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), que divulgou que são 3 mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo.

Os sinistros de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses sinistros já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

É evidente que algo precisa ser feito na educação e na fiscalização desses condutores que insistem em desrespeitar as leis de trânsito. O Código de Trânsito diz em seu Art. 28 e deixa claro: o condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito. 

Infelizmente não é isso que vemos. Basta pararmos em um cruzamento qualquer e observarmos a quantidade de infrações que são cometidas.

Materiais da campanha são disponibilizados gratuitamente no site da campanha www.maioamarelo.com. O slogan é um laço na cor amarela, escolhida por se tratar da cor de advertência no trânsito.

Educar é prevenir; prevenir é salvar vidas. Por um trânsito mais seguro.

Marcos Cordasso é especialista em Segurança do Trânsito formado pela Universidade Cruzeiro do Sul

Os artigos assinados representam a opinião do(a) autor(a) e não o pensamento do DJ, que pode deles discordar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.