Limeira registra quase 30 mil faturas inadimplentes do serviço de água

Em resposta a requerimento apresentado na Câmara Municipal de Limeira, a Prefeitura informou, em ofício enviado no último dia 7 de julho, que a inadimplência junto à concessionária BRK Ambiental, responsável pelo serviço de água e esgoto, chegou a 29,3 mil faturas. O número é da base de atualização datada de 20 de maio.

A informação consta em resposta do secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, à vereadora Constância Félix (PDT). O número, conforme o Executivo, representa a quantidade de total de faturas e parcelas que estavam em aberto naquela data, e não o número de clientes.

“Vale ressaltar que é comum que alguns usuários paguem as faturas com um pequeno atraso em relação ao vencimento original, entretanto, este número leva em conta o posicionamento global de débitos vencidos”, diz o ofício.

Atualmente, a suspensão do fornecimento de água para clientes inadimplentes, salvo contas industriais, está proibida. No último dia 13, o prefeito Mario Botion baixou decreto que renovou a medida até 30 de setembro para auxiliar as famílias mais impactadas com os efeitos econômicos da pandemia. O procedimento já havia sido implementado entre 20 de março e 31 de agosto passado, nos primeiros meses do impacto da Covid-19 na atividade econômica.

Hoje, a BRK Ambiental atende a 103.066 clientes em Limeira. Para reduzir a inadimplência, a concessionária mantém contatos com os usuários por meio dos canais de atendimento para alertá-los sobre os débitos pendentes. A empresa também faz ações comerciais, como o Feirão de Negociação e pagamentos facilitados por meio da plataforma PicPay. “Como estas tratativas fazem parte do dia a dia da concessionária, não há como mensurar o número total destes acordos”, relatou o Executivo à vereadora.

A partir de agosto, as tarifas de água e esgoto terão reajuste de 12,16%, índice que, segundo a concessionária, vai recompor as perdas inflacionárias dos últimos 12 meses. O aumento teve aval da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ) e do Conselho Municipal de Regulação e Controle Social. Os novos valores entram em vigor em 17 de agosto, com aplicação imediata nas faturas do mês seguinte.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.