Limeira pode ter radar portátil, lombada eletrônica e aplicativo para caminhoneiro

O edital aberto pela Prefeitura de Limeira que tem por objetivo a contratação de empresa para implantação e gerenciamento de soluções tecnológicas integradas para gestão, monitoramento e fiscalização de ruas e avenidas é repleto de meios de fiscalização que serão implantados no Município, como lombada eletrônica, radar portátil, uma central de operações e até aplicativo para que motoristas de caminhões sejam autorizados a trafegar em locais restritos. Também há a lista de endereços onde haverá fiscalização de velocidade (os endereços podem ser acessados no final da reportagem).

Para facilitar a compreensão de como cada item irá funcionar, o DJ separou cada um com sua respectiva descrição, conforme redação presente no próprio edital e que deverá ser seguida pela futura empresa responsável pelo serviço.

LOMBADA ELETRÔNICA
Os equipamentos eletrônicos de monitoramento de tráfego e medição de velocidade, tipo lombada eletrônica, têm a função de detectar a passagem do veículo, capturando imagens e gerando dados para o monitoramento e fiscalização das infrações. Devem ser dotadas de display eletrônico informativo de alta intensidade composto de LEDs que permitam ao motorista visualizar sua velocidade no momento de passagem pelo equipamento. Deve possuir sistema de detecção e medição adequados a essa finalidade que permitam, caso seja necessário, no decorrer do contrato, instalações em pontes, viadutos, ruas de paralelepípedo ou bloquete de concreto ou ainda qualquer outra condição adversa ao asfalto, sem que haja interferência na medição da velocidade.

RADAR ESTÁTICO/PORTÁTIL
Medidor de velocidade com registro de imagem, podendo ser instalado em viatura caracterizada estacionada, em tripé, suporte fixo ou manual, usado ostensivamente como controlador em via ou em seu ponto específico. O equipamento deverá ser do tipo pistola e possuir mira ótica acoplada a sua unidade com indicação da posição do feixe laser bem como indicação da velocidade do veículo dentro da própria mira.

PAINEL DE MENSAGEM VARIÁVEL (PMV)
Tem como função primordial proporcionar segurança e melhor fluidez ao trânsito, uma vez que atuando em conjunto com outros equipamentos e sistemas, tem a missão de reduzir a incidência de acidentes, e será utilizado em apoio às atividades operacionais de trânsito, para divulgação de informações aos usuários das vias. Trata-se de um painel/módulo independente composto por LED´s, cujas mensagens exibidas devem ser visíveis, tanto durante o dia quanto à noite, e em qualquer situação climática adversa, como chuva, neblina, vento, entre outros.

CENTRAL DE OPERAÇÕES
Local físico onde haverá conjunto de computadores dos tipos servidores de dados, servidores de aplicativos, servidores de internet, estações de trabalho e infraestrutura de conectividade, de segurança de rede, de cópias de segurança (backup) de controle de acesso de usuários, de softwares e outras que se fizerem necessárias a efetiva operação e pré-processamento do Sistema de Fiscalização Eletrônica de Limeira.

BLITZ OCR MÓVEL
Trata-se de solução móvel de reconhecimento automático de placas veiculares baseado em análise de imagem. O produto proposto deverá estar apto para operação embarcada em veículos ou de forma estática sobre tripés. O equipamento fornecido deve possibilitar a identificação de veículos que estejam parados ou em movimento, seja no período diurno ou noturno, independentemente da condição climática.

APLICATIVO AUTORIZADOR DE TRÁFEGO
Aplicativo responsável pelo gerenciamento das autorizações de trafego para caminhões circularem excepcionalmente em ruas ou zonas que possuam circulação restrita para este tipo de veículo. Deverá estar disponível para ser instalados em celulares e tablets nos sistemas IOS e Android e para acesso via site, com domínio e hospedagem próprios. A partir do aplicativo, os radares de fiscalização e lombada eletrônica irão detectar infrações de restrição de circulação de caminhões que não estejam com o tráfico permitido.

Conforme o edital, os dispositivos de segurança deverão ser compatíveis com o compartilhamento de dados para sistemas de segurança. Em Limeira, há a Muralha Digital e, pelo Estado, há o Sistema Detecta.

A relação dos endereços está divida por regiões de Limeira e pode ser acessada aqui. A data do certame, na modalidade pregão eletrônico, é dia 14 deste mês.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.