Limeira pede que primeiros cursos da Fatec sejam na área de tecnologia da informação

Há muitos anos Limeira aguarda pela implantação da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), mas nada foi concretizado até o momento. A última movimentação sobre o assunto foi na semana passada, quando o prefeito Mario Botion (PSD) esteve em reunião com o secretário de Desenvolvimento Regional, Rubens Curi, e entre os temas tratados, foi cobrado recurso e solicitados os primeiros cursos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, foram solicitados cursos na área de Tecnologia da Informação, pelo interesse do mercado. “A Fatec tem uma grade de cursos nessa área e, para nós, o importante é ter um primeiro curso em andamento. Essa escolha contou com uma pesquisa entre os empresários, com apoio da ACIL e CIESP, para garantir cursos com grande empregabilidade”, explicou.

Recentemente, o próprio Estado recadastrou Limeira como Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação (leia aqui). O diretor-presidente da Fábrica de Inovação (FDI) de Limeira, Jefferson Penteado, foi quem recebeu o certificado e, para ele, a instalação da Fatec é fundamental para o momento em que a cidade vive atualmente. “Nos últimos anos, muitas empresas de TI se instalaram em Limeira, mas sofrem para contratação de mão de obra qualificada. É preciso, o quanto antes, entender esta necessidade local e eliminar burocracias que impeçam o desenvolvimento, a geração de empregos”.

Botion disse que o prédio para abrigar a Fatec já foi disponibilizado, que é onde funcionava a antiga incubadora, no Parque Nossa Senhora das Dores. O local passou por avaliação, foi aprovado, mas com necessidade de reforma. “O Município vai ceder a área e a estrutura. Fomos reforçar o pedido de recursos para as obras de reforma. O secretário [estadual] ficou de analisar e retornar sobre a demanda”.

O DJ questionou o Centro Paula Souza sobre o andamento das solicitações, mas até a publicação desta reportagem não houve retorno.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.