Limeira no Caminho da Fé: vereador sugere parceria para incluir cidade em rota religiosa

Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, o Caminho da Fé é uma rota religiosa utilizada por peregrinos em direção ao Santuário Nacional de Aparecida (SP). O trajeto percorre várias cidades do interior paulista e sul de Minas Gerais, que dão suporte e estrutura aos fiéis. Peregrinos de Limeira pedem a inclusão oficial da cidade por meio de uma parceria envolvendo o poder público.

A solicitação chegou ao vereador Marco Xavier (Cidadania), que apresentou nesta terça-feira (01/06), na Câmara Municipal de Limeira, uma indicação ao Executivo para que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação faça uma parceria com a comissão do Caminho da Fé, para que Limeira ingresse no roteiro turístico.

Os romeiros explicaram a Xavier sobre uma rota que parte de Limeira e vai até Águas da Prata, seguindo dali para Aparecida. “Diversas pessoas utilizaram um caminho que inicia no Jardim Planalto. O caminho em questão não é o mesmo realizado pela Romaria de Limeira e sim um trajeto permanente, que é inspirado no caminho de Santiago de Compostela na Espanha”, diz Xavier.

O parlamentar já se reuniu com o secretário Tito Almirall, que se disponibilizou a fazer um levantamento em conjunto com outras cidades para a celebração da parceria junto à Associação Caminhos da Fé.

Trajeto

O Caminho da Fé foi inaugurado em 11 de fevereiro de 2003 na cidade de Águas da Prata. A rota tem mais de 900 km e o traçado foi feito de modo a agregar outras cidades. A trilha atravessa a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto, em uma jornada de reflexão, fé e integração do homem com a natureza.  “Seguindo sempre as setas amarelas, o peregrino vai reforçando sua fé observando a natureza privilegiada, superando as dificuldades do Caminho que é a síntese da própria vida”, diz o site da rota.

A indicação de Xavier será encaminhada ao Executivo de Limeira.

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.