Limeira ficará em observação permanente com as chuvas até março de 2024

Decreto assinado pelo prefeito de Limeira, Mario Botion (PSD), publicado no último sábado (02/12), cria o Programa Preventivo Chuvas de Verão 2023/2024, que vai de 1º de dezembro de 2023 a 31 de março do próximo ano. Neste período, o Município ficará em observação permanente em razão aos altos índices de chuva.

A operação seria lançada oficialmente nesta terça-feira (05/12), mas foi adiada em função de incêndio ocorrido em uma loja do Centro, que mobilizou as forças de segurança do município. Uma nova data será agendada pela Prefeitura.

O programa preventivo vai implantar um conjunto de ações de prevenção, resposta e recuperação, promovendo o atendimento às ocorrências da chuva, como alagamentos, inundações, enchentes, deslizamentos, rachaduras em imóveis, problemas no trânsito, entre outros.

Os órgãos públicos ficarão em alerta para remover temporariamente vítimas destas ocorrências, com o objetivo de evitar ou reduzir a perda de vidas humanas e bens materiais da população que vive em áreas de risco.

O gabinete de ações do programa será formado pelo prefeito, secretarias e órgãos como Defesa Civil, Bombeiros, Guarda Civil Municipal, polícias militar e civil. É este gabinete que vai indicar ao prefeito, se necessária, a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.