Limeira entra em temporada seca com mananciais em estado de atenção

Outono e inverno são estações tradicionalmente mais secas, em que um menor volume de chuvas já é esperado. E mesmo não sendo nenhuma novidade no calendário anual, a estiagem ainda merece atenção. Isso porque ela tem se antecipado e se tornado cada vez mais prolongada, a cada ano. Em 2021, por exemplo, Limeira registrou 24% menos chuva que a média histórica dos últimos anos na cidade. E em 2022, a condição de atenção se mantém diante das vazões dos rios e mananciais em toda a região.

O consórcio PCJ, das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), onde Limeira está inserida, divulgou, no final de abril, que as chuvas nos municípios de sua área de atuação atingiram 65% apenas do volume da média histórica, refletindo nos níveis e vazões dos rios.

Os mananciais de captação de água em Limeira, o rio Jaguari e o ribeirão Pinhal, se encontram atualmente com condições seguras para a manutenção do abastecimento regular de água, porém já são classificados como mananciais em atenção diante da redução antecipada de suas vazões.

“Temos trabalhado com um cronograma intercalado para a captação de água entre os mananciais de Limeira; uma medida que tem por objetivo manter em equilíbrio o processo natural de recuperação dos níveis desses rios”, informa o gerente de operações da BRK, Rogério Lima.

A concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município mantém um acompanhamento das chuvas e do monitoramento diário dos mananciais, e tem reforçado suas ações de melhorias e investimentos em todo o sistema de água do município; medidas que têm papel fundamental num possível agravamento da disponibilidade hídrica durante o ano.

“O domínio sobre o nosso sistema operacional e todos os investimentos realizados para ampliar a capacidade de reserva de água tratada, obras para a troca de redes, combate a vazamentos e, principalmente, a redução das perdas de água são de grande importância. Superamos 2021 adotando medidas preventivas para o enfrentamento dos meses mais secos, e neste ano não será diferente. Já iniciamos obras e investimentos desde a captação até o sistema de distribuição de água para a cidade; com medidas estruturadas num plano de contingência”, afirma o gerente.

Além das ações operacionais, a BRK também orienta sobre a importância do uso consciente de água a partir desses meses iniciais do período seco. “Esperamos contar com o apoio de todos com mudanças de hábitos necessárias, evitando desperdícios. A participação da comunidade nesse contexto é fundamental para evitar o agravamento de medidas mais restritivas ao consumo ao longo do ano”, destaca Lima.

Dicas para um Consumo Consciente de água:

·       Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

·       Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.

·       Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de apenas 2 milímetros na tubulação de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.

·       Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso também ajuda na economia.

·       Troque a mangueira pela vassoura. Lavar a calçada com mangueira pode representar um consumo aproximado de 120 litros de água.

·       Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso.

Volume de chuvas: Desde o início deste ano, Limeira tem o registro de 613 milímetros de chuva. Em abril foram 71 milímetros, volume muito próximo ao registrado em 2014, ano da pior crise hídrica vivenciada pela região sudeste, quando ocorreram 75 milímetros de chuva no mesmo mês.

Mananciais: o rio Jaguari está com 6,0 m3/s (metros cúbicos por segundo) de vazão, sendo que o mínimo necessário para captação é de 1,0 m3/s. O ribeirão Pinhal se encontra com 77% da capacidade atual.

Foto: Divulgação/BRK

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.