Limeira e região iniciam plano para prevenir escorregamento de encostas

Com o início do verão neste mês, vem a temporada de chuvas e a Defesa Civil do Estado de São Paulo põe em prática o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) específico para escorregamentos de encostas. Com isso, alguns municípios da região de Campinas, entre eles Limeira, Cordeirópolis, Engenheiro Coelho, Araras e Americana, passam a monitorar índices pluviométricos, a previsão meteorológica, promover vistorias de campo e atendimentos emergenciais para evitar a ocorrência de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.

O PPDC está previsto em decreto estadual e anualmente passa a vigorar na chamada “Operação Verão”. Ele teve início nesta quarta-feira (1), seguirá até 31 de março e, nesse período, vai dotar as Defesas Civis municipais de instrumentos de ação para evitar os danos humanos e materiais diante de escorregamentos por conta das chuvas. Na prática, as cidades onde o PPDC é implantado devem adotar medidas antecipadas à deflagração de escorregamentos, possível por meio do monitoramento mencionado anteriormente.  “As chuvas são os principais agentes deflagradores dos escorregamentos, e estudos têm mostrado ser possível estabelecer uma correlação entre esses fenômenos, de modo que este plano almeja a previsão de condições de chuvas que possam provocar escorregamentos, tanto naturais quanto induzidos”, está previsto na resolução que implantou o PPDC neste ano.

O PPDC está estruturado em quatro níveis e indica, de forma progressiva, a possibilidade de escorregamentos. São eles:

I – Observação;
II – Atenção;
III – Alerta;
IV – Alerta Máximo.

Cabe aos municípios identificar cada nível e adotar os procedimentos operacionais preventivos previstos no plano. Conforme a Defesa Civil, cada ação visa minimizar as consequências das ocorrências.

A título de exemplo, o nível de “Alerta” é quando há registro de trincas, degraus ou qualquer outra feição de instabilidade em áreas habitadas que indique a possibilidade de escorregamentos observada através de vistoria de campo, tanto nas áreas de risco quanto fora delas. Para esses casos, uma das ações previstas é a retirada da população das áreas de risco iminente.

Os municípios abrangidos pelo PPDC na região de Campinas são Águas de Lindóia, Americana, Amparo, Araras, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capivari, Charqueada, Cordeirópolis, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Ipeúna, Itapira, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Limeira, Lindóia, Louveira, Mogi-Guaçu, Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista, Nova Odessa, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Rio Claro, Santa Bárbara do D’Oeste, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.

Foto: PMU

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.