Justiça ordena inquérito sorológico em região do lago com capivaras em Limeira

A juíza Sabrina Martinho Soares, da Vara da Fazenda Pública de Limeira, ordenou, em despacho assinado nesta segunda-feira (26/04), que a Prefeitura faça, no prazo de 30 dias, a pesquisa sorológica das capivaras que ficam no Parque Ecológico do Jardim do Lago, conforme solicitado pelo Ministério Público.

O DJ mostrou que o pedido foi feito pelo promotor Rafael Augusto Pressuto dentro da ação civil pública movida pela Associação de Moradores a Amigos do Jardim Aeroporto, que quer a remoção das capivaras do local (leia aqui). A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente consideraram a remoção inviável e o caso ainda não foi decidido no mérito.

A associação já havia requisitado, em 2017, o mesmo inquérito sorológico que a Prefeitura terá de apresentar agora à Justiça. Pesquisa acaralógica deu positivo para carrapatos do gênero Amblyomma e presença de animais hospedeiros amplificadores da febre maculosa.

O promotor citou essa espera em sua manifestação. “A Superintendência de Controle de Endemias, inclusive, já realizou pesquisa acaralógica no local, confirmando a necessidade de realização de inquérito sorológico para adoção das providências”, disse.

O inquérito sorológico deve apontar se existe ou não o risco de contaminação da febre maculosa na região. O prazo de 30 dias pode ser prorrogado pela Justiça, se houver necessidade e solicitação por parte do Executivo.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.