A Justiça Eleitoral analisa os registros de candidaturas dos eleitores que pretendem participar das eleições em outubro. Em Cordeirópolis (SP), 146 pessoas se inscreveram para tentar uma das 9 vagas na Câmara, mas 8 foram barradas.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os julgamentos dos registros de candidatura começaram em 15 de agosto e seguem até 16 de setembro – esse é o prazo máximo para que todos os pedidos de registro – inclusive os impugnados e os respectivos recursos – sejam julgados pelas instâncias ordinárias e para que as respectivas decisões sejam publicadas.
No entanto, o quantitativo de candidaturas somente será fechado após a eleição, uma vez que pode haver alterações no número de candidatos em razão de casos de falecimento, renúncia, indeferimento de registros, entre outros.
Um dos nomes barrados pela juíza Juliana Silva Freitas é do partido Cidadania. O pré-candidato não apresentou todas as certidões necessárias e o Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou impugnação. O mesmo motivo impediu uma pré-candidata do DC de validar sua candidatura, bem como um do PSDB, que não anexou todas as documentações.
Entre os nomes lançados pelo PMB, houve um pedido de renúncia e a juíza eleitoral Juliana Silva Freitas, que avalia os registros de candidaturas do Município, acolheu a solicitação no final de agosto. O mesmo motivo (renúncia) foi feito por uma filiada ao PRD e por outra do Podemos.
Uma mulher que pretendia concorrer pelo Solidariedade também teve o pedido impugnado pelo MPE. No caso dela, a promotoria apontou direitos políticos suspensos. Ela foi alvo de processo administrativo disciplinar na Prefeitura de Limeira e demitida do serviço público.
Para uma pré-candidata do DC, o MPE impugnou por ausência de comprovante de escolaridade e vedação ao nome de urna pretendido. Depois, ela deixou de apresentar documentos e a juíza não permitiu o registro da candidatura.
Com exceção daqueles que renunciaram, os demais podem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os dados são públicos e estão disponíveis no site https://divulgacandcontas.tse.jus.br/.
Foto: Câmara de Cordeirópolis
Deixe uma resposta