Iracemápolis definirá com Ares-PCJ medidas emergenciais para tratamento da água

Uma nova reunião nesta terça-feira (22) entre representantes do Ministério Público (MP) e Prefeitura de Iracemápolis discutiu um acordo em que o município deverá cumprir, com estabelecimento de prazos, para garantir o tratamento adequado e a qualidade da água que abastece a cidade. No entanto, foi verificada maior urgência nas ações diante das propostas apresentadas pela prefeita Nelita Michel (PL).

O Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) deu 10 dias para que a prefeita discuta com a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ) para delinear mais objetivamente as medidas mais urgentes. “Precisamos de ações concretas para estabelecer no TAC”, explica o promotor do Meio Ambiente em Limeira, Luiz Alberto Segalla Bevilacqua, que também atua em Iracemópolis.

De acordo com ele, a garantia de qualidade da água é emergencial por possíveis riscos à população. “Foi informado que a turbidez e cloro, por exemplo, estão dentro dos limites previstos, mas existem outras preocupações, como em relação a alumínio, cloriformes, entre outros”. As medidas urgentes deverão ser alinhadas com a Ares-PCJ junto com a Vigilância Sanitária e a própria Prefeitura.

Bevilaqua informou também que há necessidade de alimentação de dados no Sistema de Informações de Vigilância da Qualidade da Água (Sisagua), do governo federal, pois não está sendo feito adequadamente. “Há necessidade de uma análise laboratorial mais complexa, um plano de amostragem”.

Busca-se com o TAC colocar a Estação de Tratamento de Água (ETA) em operação adequada, atendendo os padrões legais, e isso, conforme o promotor, ainda não está a contento. “Vamos aguardar esta reunião para definir estas medidas mais urgentes virarem quesitos para o TAC e, se necessário for, uma nova reunião para celebrar o acordo”.

A prefeita Nelita Michel se manifestou por meio de nota: “Assumimos a administração em janeiro e nos colocamos a par de questões que ficaram ser cumpridas em relação a questão da água em Iracemápolis. Essa situação tem demandado de nós muito estudo e trabalho. Estamos atentos às necessidades da cidade e trabalhando por melhorias também no abastecimento de água”.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.