O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) definiu o calendário de verificação dos taxímetros para o próximo ano nos municípios de Limeira e Iracemápolis. O objetivo é garantir o bom funcionamento dos equipamentos que medem o custo pelo transporte dos passageiros.

A autarquia estadual tem a competência, autorizada pelo Inmetro, para realizar os testes e, anualmente, define o quadro de verificação metrológica anual. Apesar de já definir as datas do próximo ano, os endereços e os horários serão divulgados futuramente.

Os taxistas devem estar atentos, pois, para a realização da verificação metrológica dos taxímetros, deverão efetuar o agendamento no site da autarquia (www. ipem.sp.gov.br) e providenciar o pagamento da taxa metrológica antecipada. Além disso, no ato da verificação metrológica deve apresentar os seguintes documentos:

a) Alvará de estacionamento fornecido pela Prefeitura dentro do prazo de validade;
b) Certificado de registro e licenciamento de veículo (categoria aluguel);
c) Certificado de verificação do taxímetro Ipem/SP, referente à última verificação metrológica do instrumento;
d) Guia de Recolhimento da União (GRU) quitada;
e) Ordem de serviço fornecida por oficina credenciada e devidamente autorizada pelo Ipem-SP para a execução dos serviços de instalação, manutenção e reparo de taxímetros (quando houver).

As datas definidas para os dois municípios são:

– Iracemápolis: 28 de abril
– Limeira: 8 e 9 de fevereiro / 4 e 5 de agosto / 18 de novembro

Os taxistas que não apresentarem a documentação ou não cumprirem o previsto pela autarquia poderá sofrer sanções previstas na legislação metrológica.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.