Horta no CR de Limeira permitirá ressocialização e alimento a famílias assistidas

A parceria entre Prefeitura de Limeira, Centro de Ressocialização (CR), Instituto Ação Pela Paz e o Poder Judiciário vai permitir a implantação de uma horta comunitária – de hortaliças e frutíferas – na unidade prisional. Evento nesta semana com autoridades marcou o início do projeto, que beneficiará tanto os reeducandos quanto entidades e famílias assistidas pelo Ceprosom.

Foram investidos aproximadamente R$ 100 mil oriundos de penas pecuniárias deliberadas pelo juiz corregedor da Vara de Execuções Penais de Limeira, Guilherme Lopes Lamas, e intermediadas pelo Instituto Ação pela Paz. A área total da horta é de 9,8 mil metros quadrados – sendo mil metros de frutíferas nativas. No espaço, 16 reeducandos vão trabalhar sob orientação e capacitação de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.

“O que está sendo feito aqui é semear nos reeducandos o senso de que isso é uma devolução à sociedade do que está sendo investido para eles e com o fruto do trabalho deles. É bonito imaginar que a produção daqui será revertida em benefício para toda a comunidade. Que isso seja o começo de uma nova vida para todos”, disse o juiz.

O prefeito Mario Botion destacou a importância do projeto e de outras iniciativas de capacitação do CR, com apoio do Município. “Temos uma parceria importante com o CR, e essa é nossa obrigação enquanto poder público e sociedade: acolher e criar as oportunidades. Que os reeducandos aproveitem essa oportunidade, pois sairão daqui pessoas melhores”. Para o diretor do CR, Fernando Pedro, a implantação da horta comunitária é um marco para a unidade.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, as hortaliças e frutas produzidas na horta do Centro de Ressocialização serão destinadas ao próprio CR, ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Limeira, a 24 entidades cadastradas no Conselho Municipal da Assistência Social e a famílias atendidas pelo Ceprosom – a distribuição ocorrerá por meio do Banco de Alimentos do município.

A iniciativa também tem parceria do Fundo Social de Limeira, Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Senai Limeira e Senai Iracemápolis.

*Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Limeira

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.