A Promotoria de Justiça de Valinhos denunciou Matheus Abreu Almeida Prado Couto, que praticou discriminação de raça e cor contra o entregador Matheus Pires Barbosa. O caso, gravado em vídeo que viralizou na internet, aconteceu em julho dentro de um condomínio em Valinhos.
Conforme cita a promotora Regina Mondin na denúncia, Couto, insatisfeito com o serviço de um aplicativo de entregas, usou termos ofensivos ao falar com o profissional que havia levado sua encomenda, “com a intenção não só de desqualificar e humilhar o entregador, mas de afirmar sua superioridade e subjugar todos os integrantes da população negra (…)”.
Ainda de acordo com a Promotoria, o denunciado agiu “com a mesma intenção discriminatória de raça e cor, em menosprezo à população negra, cuspiu no entregador e, com deboche, imitou um macaco/gorila, batendo em seu próprio peito e fazendo sinais e sons, comportando-se como o animal”.
O MPSP requereu também que o homem seja obrigado a pagar valor a ser determinado pelo Judiciário para reparação dos danos morais causados à vítima e à coletividade.
Deixe uma resposta