Hacks: O triunfo de Jean Smart

por Farid Zaine
@farid.cultura

Quem pensa que somente séries com muito suspense e ganchos que amarram o espectador ao final do episódio são capazes de produzir o irrefreável desejo de maratoná-las, está enganado. Muitas vezes um roteiro bem costurado, com diálogos afiados, e mesmo situações que não estão ligadas a sexo, pancadarias, roubos, assassinatos, serial-killers ou outros chamarizes, são capazes de arrebatar e conquistar as mais exigentes plateias.

É o caso de “Hacks”, nova série que estreou neste mês de julho na HBO Max. A primeira temporada, com 10 episódios curtos, é deliciosamente viciante. Um dos grandes trunfos, o maior, é a interpretação de Jean Smart, uma das melhores e mais completas atrizes veteranas em grande atividade. Smart está também, como sempre brilhante, na excepcional “Mare os Easttown”, esta sim um suspense policial com espetaculares reviravoltas.

Em “Hacks” Jean Smart faz o papel de Deborah Vance, uma pioneira do gênero stand-up comedy, que ficou milionária e está perto de completar 2500 apresentações numa casa de espetáculos em Las Vegas. Embora requisitada para muitos contratos milionários, seu prazer é estar no palco do Cassino Palmetto. O proprietário do espaço a acusa de estar ultrapassada, de seu repertório de piadas ser repetitivo e já não conquistar um público ávido por novidades. A veterana estrela reluta em aceitar mudanças, é temperamental e compra brigas com todo mundo. Ela tem, em seu cofre de segredos, um passado de muitas lutas até chegar onde chegou, então não admite ameaças à continuidade de seu trabalho.

De qualquer forma, mesmo contra sua vontade, aceita como colaboradora uma jovem roteirista desempregada e com uma língua não menos afiada, Ava, interpretada com graça e competência por Hannah Einbinder. Ava tem a ousadia de enfrentar o mau-humor de Deborah, e isso é bem-visto pela atriz. As duas começam um tumultuado relacionamento em que trabalho e vida pessoal se fundem.

Jean Smart tem como coadjuvante perfeita a jovem Hannah Einbinder. As duas dão um show ininterrupto de humor ácido e diálogos cortantes que vão acentuando suas diferenças, mas aos poucos vão criando uma terna aproximação. Ambas passam a compartilhar histórias íntimas, tanto do passado quanto do presente.

“Hacks” vai virar um sucesso. Com o que conhecemos de Deborah e Ava e das personagens que as circundam na primeira temporada, fica fácil prever que muita coisa vai rolar na segunda e, provavelmente, nas próximas.

Jean Smart é favorita ao Emmy de melhor atriz em série cômica. Sua caracterização como a comediante Deborah Vance é um triunfo. E desde já, desenha-se um futuro brilhante para a novata Hannah Einbinder, também indicada ao Emmy na categoria de atriz coadjuvante.

Peguem seu ingresso na HBO Max e não percam um segundo de “Hacks”, série engraçada e instigante. É um alento saber que há inteligência e criatividade de sobra para serem descobertas no vasto oceano de ofertas nas plataformas de streaming.

HACKS – série cômica da HBO Max – Primeira temporada, 10 episódios.
Cotação: *****ÓTIMA

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.