Grupo reflexivo com autores de violência doméstica tem início em Limeira com projeto piloto

Um projeto piloto criado por meio de uma parceria entre o Instituto Poder e o Tribunal de Justiça, iniciado em Limeira nesta quinta-feira (5), reúne autores de violência doméstica num grupo reflexivo.

De acordo com informações do gabinete da vereadora Mariana Calsa (PL), o grupo reflexivo acontece de forma voluntária com 15 autores de violência que têm medidas protetivas expedidas pelo poder judiciário. “Os 12 encontros vão ajudar esses homens a tirar de uma vez por todas o sentimento de posse e apropriação e assim reverter o processo de violência que sustenta essas relações”, explicou o facilitador Eugênio Benedictus Cassaro Filho, durante a roda de conversa sobre o tema que aconteceu na quarta-feira.

Eugênio citou ainda a necessidade da união entre os poderes legislativo, executivo e judiciário na construção da nova forma de enfrentamento à violência. 

Em Limeira, Mariana é autora de um projeto de lei que estabelece parâmetros, diretrizes, princípios e objetivos para a instituição de política pública municipal para a promoção de reflexão junto à sociedade, bem como a conscientização e responsabilização dos autores de violência doméstica, com o propósito de instituir grupos reflexivos com agressores para redução dos casos reincidentes. “Uma das pautas que o nosso mandato trabalha é a atenção às mulheres. O objetivo é debater a importância dos grupos reflexivos na redução dos casos de violência já que nós protocolamos, em agosto do ano passado, um projeto de lei sobre esse tema”, pontuou a parlamentar durante o evento.

Idealizadora do projeto “Tempo de Despertar”, Gabriela Manssur, presente no evento, citou que Taboão da Serra e São Paulo viram os casos de reincidência despencar ou zerar. A metodologia consiste em 10 encontros reflexivos que incluem rodas de conversas, dinâmicas, debates e reflexões.

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.