Tem aumentado nos últimos meses também em Limeira o número de vítimas do mais novo golpe: do boleto falso. Nesta segunda-feira (30), o advogado Roberson Vinhali alertou que cada vez mais pessoas precisam recorrer ao Judiciário por causa do prejuízo.

Acontece assim: Você está em atraso com alguma parcela de financiamento ou precisa de uma segunda via. O que faz? Normalmente acessa o site da instituição, correto? A atenção precisa ser redobrada no momento em que fizer a busca no Google porque, como explica o advogado, o primeiro link que aparece muitas vezes pode não ser o canal oficial e as pessoas podem não perceber; são levadas a crer que se trata da instituição.

Estelionatários têm cadastrado alguns sites possíveis de serem encontrados em simples busca no Google, ou então pagam o Google ADS – principal serviço de publicidade do Google.

A vítima entra no site e pede a emissão do boleto, que geralmente é impecável, idêntico aos boletos originais, e acaba imprimindo ou até pelo internet banking. O advogado alerta para a última confirmação antes de efetivar o pagamento. “As vítimas não reparam que o destinatário está em nome de pessoa física, não está no nome da instituição, e acabam vítimas do golpe”. É preciso muita atenção no nome do beneficiário antes de efetivar o pagamento.

O DJ relatou recentemente um desses casos (leia aqui).

Vinhali explica que há duas situações: ou é realmente o canal oficial da instituição e, de alguma forma, o boleto fraudulento é emitido pelo canal. E o outro modo é o site fake se passando por oficial. “O grave é que tem todas as informações pessoais e batem com o carnê que a vítima tem em mãos. Ela não percebe que o beneficiário não é pessoa jurídica. Às vezes até pode ser, mas não tem nada a ver com o nome da instituição. É aí que é preciso se atentar”.

O advogado também defende um cliente na seara criminal porque a empresa dele foi utilizada para a emissão de boletos fraudulentos e ele só soube quando a conta dele foi bloqueada. Ele foi processado, mas também é vítima.

Foto: Banco de Imagens/TJMG

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.