A Justiça de Limeira (SP) decretou prisão preventiva de T.E.F.M., apontado como o homem que matou cinco cães e enterrou-os em seguida. A decisão saiu na audiência de custódia nesta sexta-feira (22/11). “Extrema frieza e maldade”, citou o juiz Guilherme Lopes Alves Lamas.
A conversão para a prisão preventiva atende pedido do promotor Luiz Alberto Segalla Bevilacqua. T., de 25 anos, foi preso na noite de quinta-feira (21) no Parque Nossa Senhora das Dores. Os cães pertenciam à sua mãe – eram quatro adultos e um filhote, sem raça definida.
À polícia, ele afirmou que matou os animais porque eles sofriam e estavam infestados de carrapatos. Como a mãe nada fazia, ele resolveu sacrificá-los e enforcou-os com o auxílio de uma corda. Depois, enterrou os corpos no quintal da casa.
A mãe percebeu quando o filho abriu uma cova rasa, mas não imaginava para qual finalidade. Disse que ele invocava com a presença dos animais. Confirmou que os cães tinham carrapatos, mas ela fazia um tratamento para eliminá-los. Foi ela que chamou a Polícia Militar quando passou a acreditar que o filho matou os cachorros.
Matou e enterrou
No parecer, Bevilacqua lembrou que o rapaz é reincidente e demonstra ser pessoa perigosa. “Conduta […] de grande reprovação, notadamente por atentar contra a vida de cinco animais domésticos, agindo de forma atroz e desnecessária”, apontou.
“Embora seja prematura análise mais aprofundada do mérito, não há nenhum elemento a corroborar a versão do custodiado de que matou os animais por ‘piedade’. Pelo contrário, a própria genitora chamou a polícia e disse que ele cometeu o ato porque não gostava dos cães. Há, assim, concreta indicação da predisposição do indiciado à prática criminosa, de modo que a custódia tem como objetivo garantir a ordem pública”, escreveu Lamas.
T. será investigado pela prática, em tese, de 5 crimes de maus-tratos a animais – artigo 32, § 1º – A e § 2º, da Lei nº 9.605/98.
Foto: Diário de Justiça
Rafael Sereno é jornalista, escreve para o Diário de Justiça e integra a equipe do podcast “Entendi Direito”. Formado em jornalismo e direito, atuou em jornal diário e prestou serviços de comunicação em assessoria, textos para revistas e produção de conteúdo para redes sociais.
Deixe uma resposta