Fraudes em combustíveis: “o barato pode sair caro”, alerta sindicato

Com o objetivo de combater fraudes no mercado de combustíveis, o Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região (Recap) deu início à campanha “Um basta contra as fraudes – Fuja dessa bomba”. A região de Limeira (SP) é problemática, como explica o presidente Emílio Roberto Chierighini Martins. Ele faz um alerta aos consumidores: “o barato pode sair caro” e ainda avisou “fuja da pechincha” – assista a entrevista completa no final da reportagem.

O sindicato está engajado na campanha contra fraudes no mercado de combustíveis desde junho e, muitas vezes, as irregularidades envolvem a prática de venda a preços muito abaixo do mercado, o que indica possíveis irregularidades. “O alerta que a gente faz é para o consumidor fugir dessa bomba, fugir da pechincha, fugir daquele preço baixo e que está completamente fora do nível de concorrência que existe”.

Emílio Martins descreve que cada cidade tem seu nível de competitividade entre os estabelecimentos, mas há preços que não têm qualquer relação com competição. “É pura fraude”, avisou ele, que atribui o preço ao quesito qualidade, e reforçou que “o barato pode sair caro”.

As reclamações mais comuns que o Recap recebe de revendedores estão relacionadas ao preço, ou seja, o proprietário do estabelecimento alerta que o valor cobrado pelo concorrente é o preço que ele paga para a mesma bandeira. “Está na cara que é fraude. Tanto é que a polícia e a ANP frequentemente fecham esses postos”, completou.

“O barato pode sair caro”

O presidente do Recap descreveu que há três tipos principais de fraudes: sonegação, adulteração e a volumétrica. Nessa última, o cliente paga por um determinado volume de combustível, mas recebe menos do que o solicitado. “Essa é uma covardia com o consumidor. É o barato que sai caro. O consumidor chega pela pechincha e sai no prejuízo”.

Sobre a região de Limeira, Emílio Martins citou que, assim como ocorre em Piracicaba e em Americana, sempre aparecem problemas e ele atribui a situação pelo grande volume de postos de combustíveis. “No entanto, o mercado tem mostrado sinais de melhoria, embora ainda surjam casos esporádicos de reclamações, especialmente quando novos grupos empresariais assumem postos em dificuldades financeiras”.

O sindicato enfatiza que todos os postos são obrigados a exibir uma placa com sua identificação e o número 0800 da Agência Nacional do Petróleo (ANP), para que os consumidores possam denunciar irregularidades.

SOBRE A CAMPANHA

O Recap tem como objetivo defender os interesses dos postos de gasolina em todas as esferas governamentais, prestando serviços jurídicos e de assistência administrativa, especialmente nas áreas ambiental e de qualidade de combustíveis. “Buscamos garantir que os estabelecimentos possam oferecer ao consumidor um produto de qualidade a um preço justo”.

A campanha “Um basta contra as fraudes – Fuja dessa bomba” alerta aos consumidores sobre os riscos das fraudes. Para isso, foram distribuídos materiais publicitários, como outdoors, que mostram uma cobra saindo de uma bomba de combustível. “Ela simboliza o perigo escondido nessas ofertas aparentemente vantajosas”, explicou.

O sindicato disponibiliza um site exclusivo da campanha: https://umbastacontraasfraudes.com.br/
Mais informações também estão disponíveis no site do Recap: https://recap.org.br/

Foto: Pixabay

Denis Martins é jornalista, escreve para o Diário de Justiça e integra a equipe do podcast “Entendi Direito”. Formado em jornalismo, atuou em jornal diário. Também prestou serviços de comunicação em assessoria, textos para revistas e produção de conteúdo para redes sociais.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.