Fórum em Limeira debate trabalho infantil no próximo dia 29

“O cenário atual do trabalho infantil” é o tema do Fórum de Direitos Humanos que será realizado no próximo dia 29 de junho, em Limeira. Os debates ocorrerão no Teatro Nair Belo, no Parque Cidade, das 13h30 às 16h30.

O evento é uma realização do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Limeira “David Arantes” e da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (Cometil).

Segundo o Cedeca, o fórum é um “momento para que se possa dialogar sobre a necessidade de fortalecimento de políticas públicas para o enfrentamento dessa situação”. A entidade lembra que a problemática do trabalho infantil sempre esteve presente na sociedade, mas a pandemia da Covid-19 agravou as situações de insegurança alimentar, fome e desemprego.

Para participar do fórum, basta se inscrever neste site.

No último domingo, 12 de junho, Dia Mundial do Enfrentamento e Combate ao Trabalho Infantil, equipe do Cedeca localizou 16 crianças e adolescentes atuando em semáforos de Limeira durante o Serviço de Abordagem Social Infanto-Juvenil. A entidade expôs o drama e alertou sobre a realidade local, como mostrou o DJ.

O trabalho é proibido para qualquer pessoa abaixo dos 16 anos, sendo que, a partir dos 14 anos, são permitidas apenas atividades na condição de aprendiz. A prática do trabalho infantil ilegal pode ser denunciada pelos canais Disque 100, ou ainda, por meio do Conselho Tutelar, pelos números: 08007740350, 3443-4426 e 3443-4545.

Em Limeira, a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (Cometil) tem a participação do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Piracicaba), Sindicato dos Bancários, secretarias municipais de Educação, de Saúde, de Cultura e de Esporte e Lazer, Ceprosom, Conselho Tutelar e organizações da sociedade civil.

A cidade tem cinco grupos com funcionários públicos da assistência social, educação e saúde que reúnem para debater, de forma intersetorial, o enfrentamento do trabalho infantil. Os grupos estão nas regiões do Jd. Aeroporto, do Pq. Nossa Senhora das Dores, do Centro, do Jd. Presidente Dutra e do Cecap.

Ilustração: Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.