Exame da OAB marcado: o que ele exige e por que é tão importante?

Afetada diretamente, assim como diversos setores do país, pela pandemia do coronavírus, a prova obrigatória da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) será finalmente realizada em junho – isso se não houver adiamento até lá. Trata-se da primeira fase do exame cuja aprovação é imprescindível para o bacharel em Direito poder atuar como advogado.

Para falar um pouco sobre a importância dessa avaliação e as expectativas que surgiram após sucessivos cancelamentos, o DJ conversou com Marta Freire, coordenadora do curso de Direito do Isca Faculdades de Limeira. Confira a entrevista a seguir:

Após adiamentos, a prova da OAB, em sua 1ª fase, está finalmente marcada para junho. Por conta da pandemia, centenas de candidatos ficaram impedidos de fazê-la no ano passado. Qual foi o saldo dessa paralisação?
Depois de vários cancelamentos, a prova da OAB foi marcada para o dia 13 de junho de 2021, das 13h às 18h. Os locais das provas serão divulgados no próximo dia 7 de junho.Com a pandemia, muitos candidatos não puderam prestar a prova e ficaram aguardando e estudando, mas isso gerou uma tensão e preocupação muito grande. Muitos precisavam da carteira da ordem, pois trabalham em escritórios e outras áreas e estavam aguardando para prestar e poder trabalhar na importante profissão de advogado.Foi um prejuízo muito grande, pois já havia uma preocupação e expectativa muito grande e, com a pandemia e adiamentos, aumentou ainda mais estes temores com a prova da OAB.

Como funciona a prova da OAB?
O Exame de OAB é prestado por bacharel em Direito, formado em instituição regularmente credenciada, e eles devem estar matriculados nos últimos dois semestres ou no último ano do curso de graduação em Direito.

São exigidas duas provas. Na primeira fase, trata-se de uma prova objetiva de múltipla escolha, com 80 questões e caráter eliminatório. O conteúdo dessa primeira fase são disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do curso de direito: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Tributário, Direito Ambiental, Direito Humanos, Código de Defesa do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente, Direito Internacional, Filosofia do Direito e Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

E, após passar na primeira fase, há uma prova prática profissional, na área de conhecimento escolhida pelo candidato na sua inscrição:  Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário.

Nesta prova, é exigida uma redação de peça profissional e aplicação de quatro questões, sob a forma de situações-problemas na área escolhida.

Como o candidato deve se preparar e o que esperar nesta primeira fase?
O candidato deve estudar todo o conteúdo exigido no edital do concurso para a primeira fase e depois se preparar na área escolhida para fazer a prova prática profissional.

Como o Isca Faculdades trabalha o aluno para essa prova?
O Isca tem um projeto pedagógico e um sistema de ensino que prepara o aluno desde o início do curso para a prova da OAB e demais concursos, como também para a vida, pois o direito abrange toda a nossa vida. O curso, além da questão profissionalizante, é muito abrangente e envolve toda a nossa vida.

Por que ainda existem tantos questionamentos sobre a prova da OAB e porque ela é tão importante para a carreira?
Acredito que muitos cursos de direito não preparam o aluno para o exame da OAB e outros concursos e discutem sobre a exigência da prova, mas ainda é muito importante o exame da OAB para a nossa sociedade.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.