Escola estadual em Iracemápolis é monitorada após morte de funcionária por Covid

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial em São Paulo (Apeoesp) oficiou a Diretoria Regional de Ensino em Limeira após tomar ciência da morte por Covid-19 de uma funcionária terceirizada da Escola Estadual Joaquina de Castro Azevedo, ocorrida na noite desta segunda-feira (10/05).

O ofício do sindicato pede os dados oficiais sobre eventuais casos suspeitos e confirmados na escola, bem como um possível fechamento temporário da escola por um prazo de segurança, até que tudo seja esclarecido.

No documento, o vice-presidente da Apeoesp, Fábio Santos de Moraes, diz que a entidade pede à Diretoria que todos os protocolos de segurança sanitária sejam observados, incluindo o fechamento provisório da escola, que fica no Jd. Lázaro Honório de Oliveira. “A URC [em Limeira] voltou a lotar e as ações precisam anteceder o pior”, reforçou Fábio.

Pela manhã, foi levantada a possibilidade de mais casos suspeitos de Covid-19 na escola, mas a Apeoesp apurou a situação junto à direção da unidade, que confirmou apenas o óbito da servidora terceirizada, que tinha 44 anos. Agora, a Apeoesp aguarda a resposta oficial da Diretoria Regional de Ensino.

O setor de Vigilância Epidemiológica informou que acompanha uma escola estadual após a informação de um caso positivado de Covid-19 que evoluiu a óbito. “Não há outros casos confirmados ou suspeitos na mesma unidade escolar, portanto, não procede informação relativa a surto em escola de Iracemápolis”, disse o Executivo. O DJ procurou a Secretaria de Estado de Educação e aguarda manifestação, que será publicada neste texto assim que retornar.

O boletim epidemiológico de Iracemápolis, divulgado na manhã desta terça-feira (11/05), aponta 71 mortes por Covid-19 até a data de ontem. No total, são 3.656 casos confirmados da doença no município, com 3.486 curados e outros 99 monitorados.

SANITIZAÇÃO

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) descartou o fechamento da unidade e esclareceu que segue todos os protocolos definidos por autoridades de saúde e preserva a segurança de professores, servidores e alunos. “Na escola citada pela reportagem há casos confirmados. A escola permanece aberta, seguindo orientações das autoridades da saúde. E amanhã passará por sanitização”, informou.

Ainda conforme o Estado, os casos confirmados de servidores e alunos são acompanhados por meio do SIMED (Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para COVID-19) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que tem os dados atualizados diariamente.

Foto: Denis Martins/DJ

Reportagem atualizada às 19h30 para acrescentar resposta da Secretaria de Estado da Educação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.