Empresários se unem e compram respiradores para a URC de Limeira

Sensibilizados com a situação da lotação dos hospitais e pacientes em filas de espera para serem transferidos por falta de leitos de UTI, alguns empresários ligados ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciiesp)/Limeira se uniram para ajudar no atendimento da população na Unidade de Referência Coronavírus (URC). Até o momento, foi possível comprar 8 respiradores pelo grupo.

Isto aconteceu na semana passada. Os empresários não querem ser identificados porque acreditam que, num momento como esse, é preciso unir forças sem protagonismo, sem envolvimento político. O DJ confirmou as informações com o diretor do Ciesp em Limeira, Jairo Ribeiro Filho.

De acordo com ele, antes de efetuar a compra dos aparelhos que conseguiram disponíveis no mercado, alguns dos empresários buscaram informações e orientações nos hospitais da cidade, como a Santa Casa de Limeira. “Era preciso saber quais equipamentos são os adequados tecnicamente e os que estão fazendo falta neste momento”.

Em menos de 24 horas, a mobilização do empresariado local arrecadou o montante necessário para adquirir os equipamentos – quatro já chegaram a cidade e outros quatro estão previstos para ainda esta semana. Ribeiro diz que, talvez, seja possível comprar mais dois, mas dependerá da disponibilidade do mercado.

Como a compra foi particular, não houve a burocracia que os órgãos públicos enfrentam. No entanto, tem havido muita dificuldade de encontrar alguns equipamentos e produtos no mercado.

Iniciativa privada

O governador João Doria participou de reunião nesta segunda-feira (22) com fornecedores de gases hospitalares e demais empresas que podem contribuir com a produção e logística de oxigênio em todo Estado. O Governo de SP vai mobilizar a iniciativa privada para garantir o fornecimento do gás hospitalar e dos cilindros necessários para a criação de novos leitos. Para os leitos já existentes, os fornecedores asseguraram o fornecimento, sem riscos de desabastecimento.

Foi anunciada a instalação de uma usina de oxigênio em Ribeirão Preto. A unidade será montada pela Ambev e deverá ficar pronta em até dez dias. No local, será feito o envase de 120 cilindros por dia.

Foto: Agência Petrobrás

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.