O prefeito de Limeira (SP), Mario Botion (PSD), sancionou a Lei Complementar 957/2024, que altera o Plano Diretor. Antes rural, área na Rodovia Luís Ometto, divisa com Santa Bárbara D’Oeste, virou “Macrozona Urbana” para permitir que uma multinacional, do ramo de tecnologia de informação, instale um “data center”.
A lei entrou em vigor nesta quinta-feira (8/8) com a publicação no Jornal Oficial. A medida encerra o embate entre o Executivo e o Legislativo que ocorreu no último mês. A Prefeitura anunciou que a empresa aguardaria uma definição até esta sexta-feira (9/8).
Assim, para acelerar a análise, a Prefeitura dividiu as propostas de alterações no Plano Diretor. O Executivo isolou, no PLC 18/2024, apenas a mudança na área rural.
Desta forma, o projeto do Executivo foi aprovado, por unanimidade, pelos vereadores na última segunda-feira (5/8), na retomada dos trabalhos para o segundo semestre. No dia 15 de julho, os parlamentares rejeitaram a votação em regime de urgência especial.
O que se sabe sobre o data center?
A área tem cerca de 2 milhões de metros quadrados e fica perto da “Ponte do Funil”. Antes da Câmara, o Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial Ambiental de Limeira (Complan) aprovou a alteração.
Segundo a Prefeitura, a multinacional de “data center” analisou várias áreas – cerca de 45 – e identificou que o melhor local de instalação seria na Região Metropolitana de Piracicaba, que inclui Limeira, em área viável de implantação. Assim, trata-se da instalação de barracões que irão armazenar computadores e que, possivelmente, o novo empreendimento deve ser um dos maiores da América Latina.
Inicialmente, a expectativa é que a empresa, uma vez instalada no prazo de 2 anos, possa faturar R$ 5 bilhões por ano, o que trará arrecadação de R$ 100 milhões anuais de Imposto Sobre Serviço (ISS) aos cofres da Prefeitura. A construção dos prédios pode gerar entre 500 e mil empregos.
Foto: Pixabay
Rafael Sereno é jornalista, escreve para o Diário de Justiça e integra a equipe do podcast “Entendi Direito”. Formado em jornalismo e direito, atuou em jornal diário e prestou serviços de comunicação em assessoria, textos para revistas e produção de conteúdo para redes sociais.
Deixe uma resposta