Em emergência, São Pedro pode usar decreto para facilitar ações de combate aos incêndios

Assinado pelo prefeito Thiago Silva na quinta-feira dia 16, o decreto municipal 7.281 declarou a situação de emergência em São Pedro, cidade da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), após grandes incêndios ocorridos em vários pontos da cidade. Entre as ocorrências registradas na última semana, as mais graves foram o fogo na serra de São Pedro e na região da estrada que liga São Pedro a Charqueada, nas proximidades das olarias Pessoti e Aranha.

O decreto cria uma situação jurídica especial para facilitar a execução das ações preventivas e de combate aos incêndios, bem como à recuperação de áreas atingidas pelo fogo.

O número de ocorrências registradas tanto pelo Corpo de Bombeiros como pela Guarda Civil Municipal mostra a dimensão do problema. De 1ª de junho, quando começa a Operação Corta Fogo dos Bombeiros, até 14 de setembro, a corporação registrou 92 atendimentos de incêndio em vegetação.

Na Guarda Civil Municipal, de 13 de junho a 15 de setembro, foram 46 atendimentos, com deslocamento de viaturas e mobilização dos guardas-civis municipais.

Em nota, o prefeito informou que as ocorrências desta semana motivaram pedido de apuração em busca de identificar o local do início do fogo. “Em caso de comprovação de ação criminosa, todas as medidas serão adotadas para punir os responsáveis seja por ato intencional ou negligência”, sustenta o Executivo.

Foto: Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.