Denunciado trio acusado de danificar trens para cometer furtos na região de Cordeirópolis

O Ministério Público (MP) de Cordeirópolis denunciou na última sexta-feira (15) três homens pelo crime de associação criminosa (artigo 288 do Código Penal). Eles são tidos como autores de diferentes furtos e receptações que envolvem cargas de trens na região.

A denúncia é assinada pela promotora Aline Moraes e ela menciona que os crimes ocorreram entre outubro de 2018 e junho de 2020, ao menos foi nesse período que a Polícia Civil identificou casos atribuídos ao trio, integrado por J.L.C.H., F.J.S. e J.H.S.S.. “Segundo restou apurado, os denunciados e outros indivíduos ainda não identificados se uniram visando a prática de delitos, sobretudo furtos de cargas transportadas por locomotivas que passavam pelas linhas férreas da cidade de Cordeirópolis e região, além do crime de receptação. Caracterizada, assim, a convergência de vontades entre os denunciados e seus comparsas, eles passaram a subtrair as cargas dos trens para posterior revenda no mercado paralelo”, descreveu a promotora.

Para embasar a denúncia, o MP apontou ainda que os acusados ingressavam nos vagões com as locomotivas ainda em movimento, apoderavam-se dos produtos que estavam sendo transportados, que geralmente eram milho, soja ou óleo diesel, e pulavam da locomotiva levando o produto furtado. “Em algumas oportunidades, eles chegavam a danificar peças dos trens para fazê-los parar e assim conseguiam tempo e facilidade para a prática delitiva. Em seguida, vendiam de modo informal os produtos subtraídos por preços inferiores aos de mercado”, completou Aline.

A ousadia atribuída aos acusados em danificar trens chama a atenção e, em outro trecho da denúncia, a Promotoria detalha essa situação e afirma que eles chegaram a impedir serviço na estrada de ferro, situação que poderia resultar em desastre. No intuito de furtar, o bando chegou a danificar a mangueira de ar de um vagão para provocar a parada da locomotiva, “desarranjando a malha férrea da região e colocando em risco toda a composição ferroviária”, mencionou. Os três homens denunciados são alvos de outros inquéritos, um deles pelo crime de perigo de desastre ferroviário (artigo 260 do Código Penal).

À Justiça, o MP pede que todos sejam condenados pelo crime de associação criminosa. “Verifica-se o liame subjetivo havido entre os denunciados a fim de cometer, principalmente, crimes de furto qualificado, bem como que a associação por eles composta era estável e permanente, eis que perdurou por mais de ano”, concluiu.

A Justiça de Cordeirópolis analisa a denúncia e, se a ação penal for aberta, os acusados se tornarão réus e terão prazo para suas respectivas defesas.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.