Corte de despesas: Prefeitura de Limeira não fará Via Sacra

O tradicional espetáculo da Via Sacra, “A maior história de todos os tempos cantada pelo povo de Limeira”, não será realizado pela Prefeitura neste ano.

É a primeira interrupção da encenação desde 2021. O evento voltou em 2022 depois de dois anos de ausência em razão da pandemia de Covid-19.

A Secretaria Municipal de Cultura informa que, “em razão do decreto de contenção de despesas, ainda em vigor, a Prefeitura não realizará a encenação da Via Sacra neste ano”.

No entanto, a secretaria oferecerá apoio estrutural aos eventos de Páscoa das seguintes paróquias: Catedral Nossa Senhora das Dores (Centro), Imaculado Coração de Maria (Vila Piza), Santa Luzia (Vista Alegre) e Nossa Senhora de Lourdes (Parque Nossa Senhora das Dores).

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, já promoveu 32 edições da Via Sacra. Os preparativos começam no final do ano anterior à edição e se intensificam, habitualmente, dois meses antes com a realização dos ensaios.

Em 2024, o espetáculo sobre a paixão de Cristo ocorreu em três dias no Parque Cidade. Reuniu mais de 3 mil espectadores.

Desde 2013, a Via Sacra integra o Calendário Oficial de Eventos de Limeira. Então, a lei, que a Câmara Municipal aprovou e o prefeito Paulo Hadich sancionou, partiu do então vereador Farid Zaine, ex-secretário de Cultura. O evento começou em 1991 e se tornou uma das maiores encenações da Paixão de Cristo no interior paulista.

Foto: Prefeitura de Limeira/Arquivo

Rafael Sereno é jornalista, escreve para o Diário de Justiça e integra a equipe do podcast “Entendi Direito”. Formado em jornalismo e direito, atuou em jornal diário e prestou serviços de comunicação em assessoria, textos para revistas e produção de conteúdo para redes sociais.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.