Cordeirópolis tem tumulto em fila de vacina e secretária avisa: não haverá privilégios

“Não há opção de escolha de vacina! Se quer escolher, a orientação é você aguardar os laboratórios terem as vacinas à disposição, pagar e aí pode escolher qual quer”. Este foi o recado da secretária de Saúde de Cordeirópolis, Jordana Cassetário, em live realizada no final da manhã desta sexta-feira (18). Ela divulgou o atual cenário da pandemia no município e também as ações realizadas durante a semana, como os mutirões para vacinação.

Neste momento, Jordana fez esclarecimentos e também um desabafo. Ela não detalhou o que aconteceu na fila de vacinação ontem, mas disse que algumas pessoas tumultuaram porque queriam escolher qual vacina tomar. Foi, então, que ela sugeriu que as pessoas aguardem os laboratórios disponibilizarem os imunizantes para venda, em aproximadamente um ano, talvez.

A secretária disse que o Município jamais se recusa a aplicar as doses nas pessoas que estão dentro dos critérios no momento para vacinação, mas ressalta: “O SUS é para todos, e não dá privilégio para alguns. E não adianta chegar em mim para pedir para dar jeitinho porque não darei, e nem a minha equipe”.

Ainda disse: “É vergonhoso. Tem 494 mil pessoas [no país] que não tiveram a chance de se vacinar. Estamos a este ponto da pandemia e quer dar carteirada? Interessante que depois alguns batem no peito para falar de honestidade, que querem um Brasil livre da corrupção, mas chega na fila de vacinação e mente residência, diz que vai viajar para ter privilégio individual. Estamos todos numa pandemia e todos querem se salvar”.

Sobre gestantes e pacientes com problemas hematológicos, Jordana explica que é preciso um laudo médico declarando a necessidade de imunizante específico.

Aos que vão viajar para os Estados Unidos ou Europa e afirmam precisar de determinado imunizante, a secretária diz que discutirá com a equipe na próxima semana, mas será necessário apresentar passaporte válido e comprovação da viagem, com passagem com data e nome da pessoa. “Ontem, muitas pessoas relataram que vão para esses países, mas não comprovaram. Não recusamos imunizar ninguém, mas houve quem não aceitasse as doses disponíveis”.

Cordeirópolis aguarda novas remessas de vacina para anunciar o próximo público a ser vacinado contra a Covid.

A cidade registra hoje 82 óbitos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.