Cordeirópolis revitaliza sistema de monitoramento contra furtos e roubos de veículos

Cordeirópolis, por meio do prefeito José Adinan Ortolan (MDB), apresentou nesta segunda-feira (18) ao coronel do 36º Batalhão da Polícia Militar, Adriano Vieira Braz, o novo sistema de monitoramento inteligente do Município, composto por câmeras que fazem a leitura das placas veiculares e identifica queixas de crimes, como furtos e roubos. Agora, a corporação aguarda a integração com o Sistema Detecta, que pertence ao Estado.

A muralha digital de Cordeirópolis é gerida pela Guarda Civil Municipal (GCM), que, diante das notificações do sistema, alerta policiais civis, militares e GCMs para acompanhamento dos veículos. Além disso, auxilia nas investigações de crimes com uso de automóveis e similares. Por meio de emenda parlamentar do deputado federal Coronel Tadeu (PSL), que também esteve presente no relançamento, as câmeras foram substituídas. “Foram substituídas 16 câmeras do modelo Speed Dome e hoje apresentamos a implantação dos novos equipamentos”, citou Leonardo Maximiliano, um dos agentes responsáveis pelo sistema.

Cordeirópolis faz parte da área de abrangência da 5ª Cia. de Limeira, que é comandada pelo capitão Costa Pereira. Conforme o comandante, o próximo passo é a integração com sistema de monitoramento estadual, o Detecta, como já ocorre na muralha digital limeirense. “Em Limeira nós já integramos com o Detecta e a PM recebe online a passagem de veículos roubados e furtados. Em Cordeirópolis, a PM faz um trabalho que já resulta em algumas medidas. Convencemos o Município da importância dessa integração e foi feito um ofício do prefeito para a Secretaria de Estado da Segurança Pública nesse sentido. O pessoal que opera o sistema também participou de uma palestra e o que falta é a parte técnica. Um técnico do Estado virá aqui para fazer a efetivação da integração via sistemas, situação que está bem perto de ocorrer”, explicou.

A partir da integração dos sistemas, quando um veículo com queixa de furto e roubo passar por uma das câmeras a notificação irá direto aos policiais em serviço. “Aumentando a eficiência das polícias e guardas municipais”, finalizou Costa Pereira.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.