Cordeirópolis realiza censo de árvores nos próximos 5 meses

Após o envio à Câmara Municipal do projeto de lei que prevê o Plano Municipal de Arborização Urbana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cordeirópolis inicia um levantamento completo de todas as árvores existentes nas vias e praças públicas da cidade.

Além do censo arbóreo, será implementado um sistema cujo objetivo é monitorar todos os procedimentos relacionados à gestão da arborização urbana.

Thomaz Almeida, biólogo e responsável pela assessoria técnica da Secretaria de Meio Ambiente, explica o procedimento. “O sistema que estamos implantando é análogo aos Cadastros Imobiliário e Mobiliário municipais. A partir de um levantamento quantitativo e qualitativo da arborização urbana e do georreferenciamento de todos os indivíduos arbóreos, os dados estarão em um sistema digital para consulta e gestão”, esclareceu.

Segundo ele, todas as árvores urbanas de Cordeirópolis terão um número cadastral, atributos quantitativos e um histórico de ocorrências. Além disso, para além dos dados, o sistema, que possui interface com aplicativos móveis, organiza todo o fluxo de trabalho da arborização urbana da Prefeitura.

“Desde o protocolo do pedido de poda ou supressão, da avaliação e análise de risco das árvores e a execução do manejo arbóreo, tudo estará integrado no sistema”, complementou o biólogo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.