Cordeirópolis prorroga calamidade pública até junho e recebe 1,8 mil testes de Covid

Decreto assinado pelo prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan, prorrogou a decretação de calamidade pública no município, por conta da pandemia da Covid-19, até 30 de junho deste ano. A medida, datada de 7 de janeiro foi publicada no último dia 21, com efeitos retroativos a partir de 1º de janeiro.

A calamidade pública foi decretada por Adinan, pela primeira vez, em 12 de março de 2020, um dia após a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhecer a pandemia mundial do coronavírus. Na época, o decreto local veio acompanhado de medidas restritivas, como a suspensão das aulas e eventos, com duração inicial de 120 dias. A medida foi prorrogada posteriormente.

No último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, divulgado nesta quarta-feira (26/01), Cordeirópolis registrou 113 óbitos desde o início da pandemia. São mais de 7,6 mil casos confirmados. Até esta terça-feira (25/01), o município contava com 525 pessoas atualmente isoladas e com a doença confirmada.

Após um período de queda em contaminações no final do ano passado, a cidade, assim como outras da região, voltou a apresentar picos preocupantes, especialmente em função da circulação da variante Ômicron.

Em visita à superintendência do Ministério da Saúde nesta terça-feira, a vice-prefeita, Fátima Celin, recebeu 800 unidades de teste de Covid do superintendente José Carlos Paludeto. Além deste lote, na próxima semana serão fornecidos mil testes pelo governo estadual, representado pelo coordenador estadual de consórcios, Rafael Goffi, também por meio do governo federal. Hoje, Cordeirópolis disponibiliza 100 testes gratuitos por dia, sendo 60 pela manhã e 40 à tarde.

Foto: Prefeitura de Cordeirópolis

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.