Cordeirópolis promove encontro regional sobre poluição do ar

Como parte dos eventos de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), Cordeirópolis sediou na última terça-feira (13/06) encontro regional com o objetivo de promover reflexões sobre a qualidade do ar e possíveis ações mitigadoras.

O evento ocorreu na Câmara Municipal de Cordeirópolis e foi resultado da articulação entre os secretários de Meio Ambiente das cidades que integram a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).

Para explicar o “Acordo Ambiental São Paulo” e o Plano de Redução de Emissão de Fontes Estacionárias (Prefe), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foi representada por Josilene Ticianelli Vannuzini (assessora da presidência) e Ednéia Aparecida Parada (diretora).

Também participaram e contribuíram com o encontro o promotor de Justiça Ivan Carneiro Castanheiro, representando o Gaema; o prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan, e a vice-prefeita Fátima Celin; e vereadores de Cordeirópolis e Analândia, além de técnicos, diretores e secretários de Meio Ambiente de 22 municípios – só duas cidades da RMP não estiveram representadas na reunião.

Para o secretário de Meio Ambiente de Cordeirópolis, Joaquim Dutra Furtado Filho, a superação das carências de estruturas técnicas e orçamentárias para atendimento das demandas ambientais dos municípios só pode ocorrer por meio de uma proposta de governança ambiental integrada da RMP.

Ele diz que uma governança regional de meio ambiente pode contribuir para consolidação de políticas públicas sustentáveis a longo prazo, o que não seria provável de forma isolada. Segundo ele, o encontro contribuiu para identificar os potenciais, as fragilidades de cada município e para possível consolidação de planos e programas de forma consorciada, com o objetivo de diminuir a emissão dos gases de efeito estufa.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.