Conheça Patrícia Vanzolini, a primeira mulher eleita na OAB SP, que venceu de virada

Patricia Vanzolini, 49 anos, é advogada criminalista e foi eleita nesta quinta-feira (25) à presidência da Seccional São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em 89 anos da instituição, Patrícia é a primeira mulher eleita para comandar a maior seccional do Brasil com 350 mil advogados.

A disputa para as eleições da OAB SP foi bastante acirrada com o atual presidente Caio Augusto Silva dos Santos, que tentava a reeleição. Cinco chapas disputaram, mas Patrícia levou 64.207 votos (35,80%), Caio 58.821 votos (32,79%); e Dora Cavalcanti, 18.351 votos (10,23%).

Patrícia tem graduação, mestrado e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ela foi vice-presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de São Paulo (ABRACRIM-SP).

Sócia do Escritório Brito e Vanzolini Advogados Associados, é também professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Damásio Educacional, cursinho preparatório para o exame da Ordem.

Patrícia é autora de livros, como Manual de Direito Penal e também Teoria da Pena: Sacrifício, Vingança e Direito Penal.

A Ordem

A OAB é uma entidade federal independente, não subordinada a órgão estatal e é prevista na Constituição Federal como indispensável para a democracia e à função jurisdicional do estado.

A entidade foi muito importante durante o processo de redemocratização do País e o combate à tortura e aos abusos durante o regime militar nas décadas de 60 e 70.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.