O abastecimento de água tratada em um imóvel é vital para proporcionar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. Em Limeira, esse serviço é prestado pela BRK, concessionária responsável por captar, tratar e distribuir água potável na cidade, cumprindo com todas as determinações legais e parâmetros de qualidade exigidos para essa atividade.
Para abastecer todo o município são necessários mais de 1.102 quilômetros de tubulações que percorrem as ruas da cidade e ligam as residências aos reservatórios responsáveis pela distribuição de água. E para que o consumo de cada morador seja registrado, entra em cena o hidrômetro, aparelho que mede exatamente o quanto entra de água em cada imóvel.
“Este equipamento mede o volume de água consumido dentro de um imóvel e é acionado, em tempo real, sempre que uma torneira, chuveiro ou descarga é usado”, comenta Rogério Lima, gerente comercial da BRK em Limeira.
Para instalação de um hidrômetro no imóvel, uma das exigências é instalar a caixa de proteção, estrutura que irá abrigar o hidrômetro, na direção do ramal de ligação. Mas você sabe como é uma caixa de proteção e onde encontrá-la? Com tamanho de 38,4cm x 34,9 cm, ela é encontrada em lojas de material de construção e deve conter a logo da BRK, pois é a única homologada e da qual a concessionária garante a qualidade e durabilidade.
“O hidrômetro é a forma correta e justa de medir a quantidade de água consumida. Quando um imóvel é conectado à rede de distribuição de água, este se torna mais um de nossos clientes e, assim, passa a dispor de todo o auxílio de nossas equipes técnicas para a melhor prestação do serviço e orientações necessárias”, esclarece Lima.
De acordo com Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), os imóveis devem possuir caixa de proteção, o que auxilia na eficiência e garantia da qualidade do trabalho realizado pela equipe de leitura da BRK que, mensalmente, visita cada um dos imóveis da cidade para conferir os dados do consumo. Para tanto, é imprescindível que o profissional da concessionária tenha acesso ao hidrômetro e isso deve ocorrer sem que haja risco à integridade física desta equipe e garantindo o conforto dos clientes.
Ataques de animais são bem comuns em Limeira, principalmente em residências que não possuem muros e os pets permanecem soltos no pátio. Além disso, o terreno do morador é uma área protegida por lei e só pode adentrar ao espaço pessoas autorizadas por ele.
“Quando o cavalete e o hidrômetro não estão instalados da forma adequada na divisa do terreno, próximos à calçada, não é possível nossa equipe entrar e fazer a leitura. Isso impacta diretamente na qualidade da prestação do serviço, uma vez que pode ocorrer o faturamento baseado na média mensal daquele imóvel. A falta de acesso e, consequentemente, o impedimento de leitura, podem gerar distorções pontuais”, conclui o gerente.
Por isso, a concessionária orienta aos clientes que têm o hidrômetro instalado na parte interna do imóvel que procurem pela loja de atendimento da BRK para solicitar o remanejamento da ligação de água. O atendimento é das 8h às 16h, na rua Sargento Pierroti, nº 136, no Centro.
Arte: BRK
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