Condenado em Campinas homem que tentou matar a ex-companheira e a filha

O Tribunal do Júri de Campinas (SP) reconheceu, em sessão que ocorreu nesta quinta-feira (8/8), que R.E. é culpado por tentar matar a ex-companheira e a filha dela, que, na época, tinha apenas 10 anos.

O crime ocorreu em junho de 2021 na casa das vítimas. Na madrugada do dia 4 daquele mês, o réu desligou a energia elétrica do imóvel, invadiu a residência e efetuou disparos. A ex-companheira e a filha foram atingidas, mas sobreviveram.

R. foi preso cerca de dois meses depois em Mogi das Cruzes, foi formalmente denunciado pelo Ministério Público (MP) por tentar matar a ex-companheira e a filha dela, pronunciado e julgado pelo Tribunal do Júri, sob a presidência do juiz Lucas Vilar Geraldi, da Vara do Júri de Campinas.

O julgamento foi finalizado por volta de 20h30 e os jurados votaram duas séries de quesitos. A primeira delas envolveu o crime contra a ex-companheira e, para este caso, reconheceram que o réu cometeu tentativa de homicídio e as qualificadoras: emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima, no contexto de violência doméstica e familiar contra mulher, bem como as causas de aumento: crime praticado na presença de descendente da vítima e em descumprimento de medida protetiva de urgência.

O segundo quesito foi referente ao crime contra a criança e, também nesse caso, os jurados reconheceram que houve tentativa de homicídio mediante emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima.

Ao definir a pena, o magistrado estabeleceu 15 anos e 11 meses de reclusão, bem como seu cumprimento imediato. A defesa pode recorrer.

Foto: Pixabay

Denis Martins é jornalista, escreve para o Diário de Justiça e integra a equipe do podcast “Entendi Direito”. Formado em jornalismo, atuou em jornal diário. Também prestou serviços de comunicação em assessoria, textos para revistas e produção de conteúdo para redes sociais.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.