Cetesb suspende queima da palha de cana em Limeira, Iracemápolis e Cordeirópolis

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) emitiu comunicado nesta semana e determinou a suspensão da queima da palha de cana-de-açúcar em Limeira, Cordeirópolis, Iracemápolis e outras dezenas de municípios, inclusive da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).

No documento, a Cetesb informou que a medida é respaldada pela Resolução 35/2021, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, que regulamenta os procedimentos referentes à suspensão da queima.

A resolução proíbe a queima entre 1º de junho e 30 de novembro deste ano 2021 das 6h às 20h. Fora desse horário, a prática é liberada. Porém, com a determinação da Cetesb, a queimada fica proibida em qualquer horário.

A proibição ocorre quando a umidade relativa do ar fica inferior a 20%. A suspensão sempre é declarada às 18h do dia em que for constatado o teor de umidade do ar mencionado acima e valerá a partir das 6h do dia seguinte ao da declaração de suspensão. Nesse caso, a declaração é do último dia 14.

A retomada somente será permitida quando a umidade relativa média atingir valores iguais ou maiores que 20%. Na região, além das cidades mencionadas, a medida vale para Americana, Araras, Artur Nogueira, Conchal, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Leme, Mogi Mirim, Pirassununga, Santa Bárbara D´Oeste e Santa Cruz da Conceição.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.