por Kênia Santos
O canal de denúncia ou ouvidoria é uma ferramenta do programa de compliance e que deveria ser implementado em todas as empresas independentemente do porte (pequena, média ou grande). Essa ferramenta traz inúmeros benefícios para a empresa, mas, hoje, iremos tratar sobre a importância dela no combate à violência contra as mulheres no trabalho.
Muitas mulheres não denunciam seus agressores por medo de represália, pois, na maioria das vezes, a violência contra mulher no trabalho é feita por superiores hierárquicos. Além disso, as mulheres têm receio que nada seja feito ao agressor.
Por isso, é tão importante implementar um canal de denúncias eficiente e anônimo, preferencialmente, terceirizado, e que as denúncias recebidas sejam investigadas. Ademais, após as investigações deve-se proceder com a punição do denunciado caso seja constatado a veracidade da denúncia.
Dessa forma, as mulheres poderão se sentir seguras para denunciarem os casos de violência no trabalho, sabendo que serão amparadas e que os agressores serão, de fato, punidos.
Um ambiente de trabalho hostil ocasiona diversos prejuízos para a empresa e para os trabalhadores, portanto, cuide do clima organizacional da sua empresa.
Kênia Santos é advogada trabalhista empresarial. Especialista em empresas familiares. Sócia-fundadora do Escritório Santos Advocacia especializado na defesa dos interesses empresariais e familiares nas esferas consultiva, contenciosa e compliance. E-mail: contato@keniasantos.com.br
Os artigos assinados representam a opinião do(a) autor(a) e não o pensamento do DJ, que pode deles discordar
Deixe uma resposta