O vereador Carlinhos do Grotta (PL) apresentou neste domingo (16/3), na Câmara Municipal de Limeira (SP), moção de apoio a Frei Gilson, religioso que, nas últimas semanas, virou polêmica na batalha política entre direita e esquerda nas redes sociais.
O parlamentar cita que “persistentes e nefastos ataques às ordens religiosas” ocorrem frequentemente por meios de influencers contrários à evangelização, principalmente da ordem católica. “Os ataques sofridos pelo Frei Gilson são um grande agravante de intolerância religiosa”, resume.
O religioso, de 38 anos, é membro da congregação Carmelita Mensageiros do Espírito Santo e virou fenômeno na internet com transmissões ao vivo no YouTube nesta Quaresma. Seu canal possui 6,8 milhões de inscritos e ele tem mais de 8,3 milhões de seguidores no Instagram.
Com o sucesso, internautas resgataram declarações polêmicas, entendidas pela militância de direita como ataques da esquerda. Nos últimos dias, Frei Gilson recebeu apoio de vários políticos, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro.
No texto, Carlinhos lembra que a Constituição garante a liberdade de consciência e de crença, bem como a proteção contra a intolerância religiosa. “Essas disposições legais demonstram o compromisso do Estado Brasileiro em proteger a liberdade religiosa e combater a intolerância religiosa em todas as suas formas”, salientou.
Para ele, Frei Gilson tem sido um verdadeiro instrumento de evangelização, proporcionando momentos de oração e reflexão para aqueles que buscam fortalecimento espiritual. Dessa forma, o texto passará por leitura e votação no plenário do Legislativo, o que pode ocorrer já na sessão desta segunda-feira (17).
Foto: Frei Gilson/Instagram
Rafael Sereno é jornalista, escreve para o Diário de Justiça e integra a equipe do podcast “Entendi Direito”. Formado em jornalismo e direito, atuou em jornal diário e prestou serviços de comunicação em assessoria, textos para revistas e produção de conteúdo para redes sociais.
Deixe uma resposta