Câmara de Limeira abre concurso de redação sobre reflexos da pandemia na educação

A partir desta segunda-feira (02/08), começam as inscrições para o 8º Concurso de Redação Vinícius de Moraes, promovido pela Câmara Municipal de Limeira. Neste ano, o tema será “Reflexos da Pandemia na educação: qual o destino do ensino no Brasil?”. As inscrições podem ser feitas no site até 21 de agosto.

Para evitar qualquer possibilidade de contaminação com a Covid-19, tanto de alunos, como de professores, avaliadores e organizadores, todo o processo do concurso será feito de forma digital, do registro do aluno, envio das redações até a divulgação dos vencedores.

Podem se inscrever alunos matriculados na rede pública e particular de Limeira em uma das cinco categorias correspondentes ao ano que estão matriculados: 9º ano do ensino fundamental, 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, e pré-vestibular.

A realização do concurso é feita por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, com apoio da Comissão Organizadora composta pelos vereadores Mariana Calsa (PL), presidente; Tatiane Lopes (Podemos), secretária, Anderson Pereira (PSDB), Ju Negão (PV) e Marco Xavier (Cidadania), membros.

Inscrições

Para fazer o registro da inscrição, o estudante deve acessar o site do concurso (entre aqui) , ler o regulamento e preencher os dados na ficha localizada neste link. Ao preencher o registro, será fornecido um número de inscrição, que identificará o aluno em todo processo do concurso e deverá ser usado na folha de redação, que também será disponibilizada no site.

Depois, o aluno deverá imprimir a folha de redação do concurso, redigir a redação de próprio punho, preencher o número de inscrição e série em curso, digitalizar a folha e enviar para o e-mail concursoredacao@limeira.sp.leg.br. A confirmação de inscrição será enviada pela Escola Legislativa para o e-mail do aluno.

Receberão diplomas os três primeiros colocados de cada categoria e os respectivos professores. Devido à pandemia, a premiação está programada para acontecer de forma individual e com agendamento, obedecendo a todas as normas sanitárias e de distanciamento. Porém, o formato poderá ser alterado caso as atividades coletivas estejam liberadas no período de divulgação dos vencedores, que será dia 20 de outubro, pelos meios de comunicação da Câmara no Facebook, Twitter e no site

O Concurso de Redação Vinicius de Moraes está na 8ª edição e foi instituído pela Resolução 581/2014, com o objetivo de estimular os alunos das escolas de Limeira a praticarem redação, para que adquiram cultura geral, por meio do raciocínio coerente e hábito de leitura, gabaritando-os para o futuro profissional, social e intelectual.

No total, 1.952 redações participaram das sete edições anteriores, com temas que versaram sobre discriminação de gênero, crise hídrica, refugiados, julgamentos nas redes sociais, reconstrução social, bullying e pandemia.

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.