Câmara de Charqueada aprova inclusão de sistema para captar água em novos prédios públicos

Os vereadores de Charqueada, cidade da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), aprovaram, na última semana, o projeto de lei que obriga a inserção de sistema de captação e armazenamento de água das chuvas em novos projetos de edificações municipais. O projeto é de autoria do vereador Paulinho Fattore (PSDB).

A propositura foi apresentada no início de agosto pelo parlamentar. A redação cita que o novo sistema será utilizado para fins de economia, sustentabilidade e preservação do meio ambiente. O projeto foi aprovado na sessão do último dia 14, por unanimidade.

“O aproveitamento de águas das chuvas se mostra uma solução inovadora do ponto de vista técnico como econômico. Vale ressaltar que a aplicação de um sistema de aproveitamento de água da chuva é, na verdade, um investimento que além de gerar retorno financeiro valoriza ainda mais o imóvel onde é instalado”, apontou o vereador, na justificativa.

O texto aprovado prevê que a lei entre em vigor após 180 dias de sua publicação no Jornal Oficial. Para isso, a lei precisa ser sancionada pelo prefeito Rodrigo Arruda (DEM). “Cremos que desta forma poderemos, aos poucos, criar consciência cidadã para o uso correto dessa fonte vital de saúde, visto que ainda hoje percebe-se grande desperdício de água potável em utilização que poderia tranquilamente ser substituída por água coletada das chuvas. Com isso, o Executivo municipal dará exemplo de boas práticas na economia de água potável que será grande e pode se prever que, em pouco tempo, haverá o retorno do investimento”, concluiu Paulinho em sua apresentação.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.