Black Friday se aproxima e exige atenção dos consumidores

A sexta-feira, 27 de novembro, tornou-se uma das datas mais esperadas do comércio em 2020. A chamada Black Friday se aproxima depois de a pandemia frustrar os planos dos lojistas em datas de tradicional consumo elevado como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.

A expectativa também toma conta dos consumidores que passaram boa parte do ano poupando com o receio de a pandemia se agravar. Contudo, os descontos e benefícios praticados nos Estados Unidos ainda não estão tão presentes em nosso país, como os consumidores brasileiros sempre sonharam.

A premissa da Black Friday é a oferta de desconto em relação ao preço médio de venda do item praticado nos últimos 60 dias pela loja. No Brasil, há cada vez mais atenção quanto aos comerciantes que, de maneira abusiva, aumentam o valor do produto às vésperas da data promocional e, posteriormente, aplicam o desconto. Essa prática configura uma falsa promoção, pois o consumidor paga o preço normal do produto, não tem desconto algum e é enganado.
 

Para auxiliar, o Procon divulga em seu site a lista de preços médios dos produtos mais comercializados para que o consumidor tenha um parâmetro do valor. Essa referência evita que as pessoas sejam induzidas ao erro na hora de comprar um produto que, apesar do anúncio, não possui desconto algum.
 

O Procon também divulga a lista negra de sites que não são confiáveis, para auxiliar os consumidores no momento das compras. O conselho é optar por sites reconhecidos ou indicados por familiares e amigos. Também é interessante pesquisar a reputação do vendedor em sites que avaliam lojas virtuais, como o Reclame Aqui. É recomendando ainda que nunca se faça uma compra em computadores que não estejam devidamente protegidos por antivírus ou em equipamentos de uso coletivo.
 

Caso tenha feito a compra por impulso e se arrependa, é possível desistir da aquisição em até sete dias, contados a partir da data da compra ou do recebimento do produto, desde que a operação tenha sido feita fora do estabelecimento comercial.
 

Estes são os cuidados básicos para uma ótima compra nesta data tão esperada por consumidores e pelo comércio.
 
Adriano Greve
Sócio da Greve • Pejon Sociedade de Advogados

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