Baixa procura por vacinação infantil preocupa autoridades de saúde de Cordeirópolis

O prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan (MDB), reforçou, na manhã desta terça-feira (25/01), pedido para que os pais levem seus filhos crianças para vacinação contra a Covid-19. Esta etapa de imunização teve início na última semana, mas as autoridades de Saúde relatam que a procura por doses parou.

A Prefeitura estima a existência de 2.026 crianças entre 5 e 11 anos. Até o momento, apenas 775 doses foram aplicadas. “A vacinação não está crescendo, principalmente às crianças. Temos doses da Pfizer e da CoronaVac à disposição”, lembrou Adinan. A CoronaVac só não é aplicada em crianças de 5 anos.

O prefeito citou que a baixa procura pode ter ligação à divulgação da suspeita de reação em uma criança de Lençóis Paulista, mas ele relembrou que a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde já investigaram e descartaram qualquer relação entre a parada cardiorrespiratória e a vacina – na verdade, o caso foi atribuído a uma rara doença congênita que a própria família desconhecia.

“Mas o estrago foi feito. Nossa recomendação é para vacinar tranquilamente, pois já imunizamos nossos filhos há muito tempo. Estudos internacionais mostram que 1/3 dos casos de ômicron são em crianças. Elas são suscetíveis à Covid nesta etapa. É importante a imunização para a volta às aulas”, disse.

A partir desta terça-feira (25/01), a vacina para crianças pode ser encontrada em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h. As crianças devem sempre estar acompanhadas por um responsável.

Crianças com comorbidades ou deficiência devem receber sua dose no posto do Centro ou do Jd. São Luis, no mesmo horário dos demais postos de saúde. A Secretaria de Saúde lembra aos pais e responsáveis a necessidade de levar CPF, RG ou Cartão do SUS da criança.

Cordeirópolis registra, atualmente, 525 casos de Covid, com pessoas em isolamento. Há duas pessoas internadas, mas nenhuma em UTI.

Foto: Prefeitura de Cordeirópolis

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.