Agosto jurídico

por Kaio Cesar Pedroso

E lá se vai mais um mês em que Advogados e Advogadas de todo país celebraram o seu dia (11 de agosto).

A referida data traz à lembrança o histórico 11 de agosto de 1827, quando D. Pedro I sancionou lei criando os cursos jurídicos no Brasil, reacendendo em nossa memória, dia após dia, o insubstituível papel de Advogados e Advogadas na construção de um país justo, livre e democrático, sua atuação destinada ao aperfeiçoamento das instituições, na incansável tentativa de ampliar os canais da Justiça, propiciando aos cidadãos os valores da igualdade, da solidariedade, da liberdade e dos direitos individuais e sociais, assim como, pela necessária consolidação da cidadania

Até hoje, nos momentos mais angustiantes de nossa história, aqueles em que o poder do arbítrio se impôs à ordem democrática, foi a voz corajosa de Advogados e Advogadas, muitas vezes única, que se fez ouvir, clamando contra a arbitrariedade, a injustiça e a tirania.

O fato é que a advocacia brasileira tem contribuído efetivamente para a sedimentação do Estado Democrático. Basta recordar sua ativa participação na formulação das Cartas Constitucionais. Todas elas contaram com os serviços de grandes advogados, cuja inegável sabedoria contribuiu para que hoje tenhamos avançados estatutos nas áreas do Direito e da Justiça.

O Advogado, fiel à sua missão constitucional de servir à administração da Justiça, tem atuado na linha de frente em defesa da liberdade, da livre expressão, da igualdade, da solidariedade, do direito ao contraditório e da ampla defesa.

Ainda mais nos dias de hoje, diante da imperiosa necessidade de propiciar o direito à defesa para todos os cidadãos que procuram os caminhos da Justiça, a figura do advogado emerge com destaque, ao ser convocado para desempenhar a missão que lhe foi garantida pelo artigo 133 da CF, a serviço de tantos quantos integram o complexo mecanismo que se desenvolve na órbita do Poder Judiciário.
E só quem vive a advocacia sabe do compromisso que nos inspira: jamais transigir na defesa das prerrogativas e dos postulados que iluminam nossa valorosa classe. Sem elas, seria impraticável manter o sigilo profissional, dirigir-se diretamente ao magistrado e tantas outras condutas perfeitamente delineadas nos códigos e consagradas como alicerces do Estado Democrático de Direito.

Advogar significa ser resiliente, persistente. É ser humano e ser prático, mas, sem ser indiferente. É levantar todos os dias da cama, sem saber como o dia terminará e amar esta incerteza. É matar um leão por dia para garantir o seu sustento, ir dormir pensando em quais são as estratégias que vai adotar ao amanhecer para se manter sempre inovando, sempre a frente. É ter muitas horas de sono perdida e gerir a ausência delas com boas doses de café. É um desafio. É instigante. Enfim, é uma relação de amor e doação diária.

De fato, seu trabalho é indispensável para o exercício de uma democracia efetiva. São os Advogados e Advogadas os fiéis representantes da justiça, da liberdade e da cidadania!

Kaio Cesar Pedroso é advogado especialista em Direito Civil, Processual Civil, Contratual e Advocacia Extrajudicial. Mestrando em Direito, Justiça e Desenvolvimento.

Os artigos assinados representam a opinião do(a) autor(a) e não o pensamento do DJ, que pode deles discordar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.