O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) passou a exigir, a partir desta segunda-feira (24/3), a autenticação em dois fatores para o acesso ao portal de serviços e-SAJ, sistema que, entre outras coisas, é utilizado para que advogados consultem processos e protocolem petições. No entanto, usuários apontam que não conseguem acessá-lo, porque não recebem o e-mail com o código de validação.
Ao acessar o sistema, o usuário já se depara com a seguinte mensagem:
“Partir de 24/03/2025, para acessar o Portal e-SAJ com usuário e senha será necessário inserir um código de verificação enviado para os e-mails cadastrados no sistema”
É justamente aí que está o problema: o e-mail com o código não é enviado para o usuário, situação que impossibilita o acesso ao sistema.
No X, antigo Twitter, o perfil @mhlawyer_ escreveu:
“Bom dia advogado. Segunda feira é ruim né? Essa vai ser pior, pq o esaj do TJSP começa hoje a pedir dupla checagem pra logar, e o código de confirmação não chega no e-mail. Se você precisar consultar processo hoje, sinta-se abraçado”.
Além da consultar e protocolar petições, é no e-SAJ que é possível acessar informações sobre a tramitação de processos, receber intimações, emitir boletos bancários, conferir documentos impressos com os originais eletrônicos, consultar jurisprudência e pareceres e decisões da Corregedoria.
Apesar da impossibilidade de acesso sem o código que é enviado por e-mail, usuários que utilizam o token conseguiram acessar normalmente o e-SAJ. O DJ consultou o TJSP sobre o problema que envolve o envio de e-mails e, de acordo com o tribunal, no site há material com orientação sobre a importância de usuários manterem o cadastro atualizado. O suporte fica no link: https://www.tjsp.jus.br/Processos/Consulta/SuporteESAJ
Foto: Reprodução
Denis Martins é jornalista, escreve para o Diário de Justiça e integra a equipe do podcast “Entendi Direito”. Formado em jornalismo, atuou em jornal diário. Também prestou serviços de comunicação em assessoria, textos para revistas e produção de conteúdo para redes sociais.
Deixe uma resposta